terça-feira, 7 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 38





MALFOY

Por que os nomes dos Malfoy combinam tanto com eles?
J.K. Rowling deve ter se divertido muito ao escolher os nomes dos vilões Malfoy. Cada um desses nomes é repleto de significados e histórias. O nome da família vem do latim maléficas, alguém que faz mal aos outros. Na Idade Média, a palavra era usada para referir-se à bruxas, cujos atos malvados eram também chamados de maleficia (malefícios).



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



A estudiosa de bruxaria Rosemary Ellen Guiley escreve:

“Em sua definição mais estrita, maleficia significava danos causados à colheita, doença ou morte de animais. Num sentido mais amplo, incluía qualquer coisa negativa que acontecesse a uma pessoa: perda de um amor, tempestades, insanidade, azar, problemas com dinheiro, infestação de piolhos, e mesmo a morte. Se um morador de um vilarejo resmungasse alguma ameaça ou rogasse uma praga contra alguém e ocorresse qualquer contratempo ou desgraça com essa pessoa – maleficia. Se a curandeira local administrasse um remédio contra alguma doença e o paciente piorasse ou morresse – maleficia. Se uma chuva de granizo destruísse a colheita, se as vacas parassem de dar leite ou o cavalo começasse a mancar – maleficia”.

Um dos primeiros livros sobre feitiçaria e encantamento, o mais importante desse tempo, era intitulado Malleus Maleficarum (O Martelo das Bruxas). Publicado em 1486, foi escrito por dois caçadores de bruxas para ajudar outras pessoas a caçarem bruxas. Em 1484, os autores do Malleus Maleficarum receberam do Papa Inocêncio VIII instruções para levarem a julgamento as bruxas na Alemanha.
Por duzentos anos, foi o livro mais popular depois da Bíblia. A palavra em latim foi preservada em muitas línguas. Por exemplo, maleficent em inglês está definido como nocivo, pernicioso, seja em intenção ou em efeito. Em português, malefício tanto é um dano, um prejuízo, quanto uma palavra diretamente associada à bruxaria. Em francês, Mal foi[1] quer dizer “má-fé” (mentira, intenção de enganar ou de prejudicar).

[1] Como não poderia ter sido mais óbvio, foi a grafia francesa que Rowling usou para escolher o nome da família do Draco. Só lembrando que os artigos “oi” em francês pronuncia-se como “uá”. Malfoy = Mal foi (lê-se Mal fuá).

Draco é um nome com duplo significado em latim. Quer dizer tanto “dragão” quanto “serpente”. Muitas línguas usam a mesma palavra para ambos. Portanto, não surpreende que Draco Malfoy tenha sido colocado na Sonserina.
O pai de Draco é Lúcio Mafoy, um nome que lembra Lúcifer, um dos nomes do diabo. Isso combina bem com Lúcio, um poderoso Comensal da Morte.
A mãe de Draco chama-se Narcisa. Seu nome vem de um mito grego. É a história de um belo jovem chamado Narciso, demasiadamente vaidoso, e que por isso foi condenado por um deus a apaixonar-se por si mesmo. Enquanto admirava seu próprio reflexo, Narciso acabou caindo num rio e se afogou.

  







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.