segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 43






NOMES

De onde vêm esses nomes?
Haverá algum escritor que crie nomes com mais cuidado e senso de humor do que J.K.Rowling? Ela usa palavras estrangeiras, trocadilhos, anagramas, faz referências à história e à mitologia, e muitas vezes tira nomes dos mapas. Algumas vezes ela simplesmente os inventa, como é o caso do quadribol. Um fã mais esperto reparou certa vez que as letras do nome do jogo estavam relacionadas aos nomes das bolas. Quidditch (nome do quadribol em inglês) seria formado por letras tiradas de: Quaffle (goles), bludger (balaço), e snitch (o pomo). Mesmo que Rowling não tenha usado a mesma lógica, podemos ver por que o nome pareceu apropriado para ela.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Rowling não apenas inventa palavras, ela também inventa histórias engraçadas para elas. Em Quadribol, escrito muito depois de ela nos apresentar o jogo, Rowling habilidosamente responde a muitas perguntas de seus fãs, simplesmente revelando que no mundo de Harry o jogo ganhou esse nome por conta do lugar onde foi disputado pela primeira vez: no Brejo de Queerditch.
Frequentemente, os nomes revelam alguma coisa acerca da personalidade do personagem. Algumas vezes, as referências são tão obscuras que podemos até imaginar que Rowling esteja fazendo uma piada para si mesma. Uma coisa é certa: vale a pena investigar um pouco sobre cada um dos nomes, procurando significados ocultos. Abaixo, estão alguns deles.

ACRÔNIMOS
N.O.M.: Níveis Ordinários de Magia. No original, Ordinary Wizarding Leveis (O.W.L.s, “coruja” em inglês). Passar nesse teste prova a habilidade de alguém.
N.I.E.M.: Níveis Incrivelmente Exaustivos em Magia. Em inglês, no original, Nastily Exhausting Wizarding Tests é abreviado como N.E.W.T.s. Newts, em inglês, é um tipo de Salamandra. A poção preparada pelas três bruxas, no início do Macbeth, de Shakespeare, leva: “O olho de uma Salamandra e um dedo do pé de um sapo, pelo de morcego e a língua de um cão”.

GEOGRAFIA
Bagshot (autora de História da Magia): Bagshot é uma pequena cidade perto de Londres.
Dursley: Uma cidade próxima à terra natal de Rowling.
Firenze: Nome em italiano da cidade de Florença.
Flitwick, professor de encantamentos: Flitwick é uma pequena cidade da Inglaterra.
Snape, Severus: Snape é o nome de outro vilarejo na Inglaterra.


Os Potter ganharam seu nome
em homenagem a vizinhos de J.K.Rowling

PALAVRAS ESTRANGEIRAS
Beauxbatons: Palavra francesa que significa “belas varinhas”.
Delacour: Expressão francesa que quer dizer “flor da corte”, uma mulher da nobreza.
Mosag: Termo galês que significa “mulher malvada, suja”.

LITERATURA
Diggory: Diggory Kirke é o herói de algumas das histórias de um dos livros prediletos de Rowling, As Crônicas de Nárnia (The Chronicles oj Narmia) de C. S. Lewis.
Flint (capitão do time de quadribol da Sonserina): Possivelmente, recebeu seu nome do temível pirata Capitão John Flint, de A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. Rudolf Hein, criador de um website dedicado a Harry Potter, foi quem fez essa associação inteligente.
Gilderoy Lockhart: O primeiro nome desse farsante sugere que ele é folheado a ouro – em inglês, gilded – o que o faria parecer atraente e inteligente. O sobrenome encaixa bem no seu papel de escritor de histórias de magia. Um homem chamado J. G. Lockhart foi genro e biógrafo de Sir Walter Scott, o autor escocês cuja habilidade inspirou a alcunha de “O Mago do Norte”.

HISTÓRIA
Elfric the Eager (um bruxo malvado): Elfric (também se escreve Aelfric) era um nome bastante comum na Inglaterra anglo-saxônica. Um homem chamado Elfric foi um notório traidor, o comandante de um exército que, na véspera da batalha, fingiu estar doente e alertou o inimigo, conseguindo assim escapar.
Lady Grey (Dama Cinzenta): Lady Jane Grey foi Rainha da Inglaterra por nove dias, em 1553, antes de ser deposta. Tinha apenas quinze anos, na época, e foi decapitada no ano seguinte.
Salazar Slytherin: Antônio de Oliveira Salazar foi ditador em Portugal – país onde J. K. Rowling viveu certa época – entre 1932 e 1968. Ele era conhecido por exercer o poder impiedosamente. Outra associação perspicaz feita por Rudolf Hein.

RELIGIÃO E MITOLOGIA
Hermes: A coruja de Percy Weasley. Hermes era o mensageiro dos deuses gregos.
Remo Lupin (um lobisomem): Lúpus em latim significa “lobo”. Os lendários fundadores de Roma, que foram amamentados por uma loba, chamavam-se Rômulo e Remo.
Parvati Patil: Parvati é uma deusa hindu.

SANTOS
Edwiges: Uma santa que viveu na Alemanha nos séculos XII e XIII. É a padroeira de uma ordem de freiras que escolheram como missão cuidar da educação de crianças órfãs – como Harry.
Ronan (centauro): Um santo irlandês (como alguns leitores lembram, Ronan, o centauro, tinha cabelos ruivos.).

MISCELÂNEA
Arsênio Jigger (autor do livro Bebidas e Poções Mágicas): O arsênico é um veneno usado em muitas misturas mágicas. Um jigger uma unidade de medida de líquidos.
Rita Skeeter: Skeeter, em inglês, é um tipo de mosquito, um inseto sugador de sangue e irritante, que todo mundo quer matar com um tapa. Combina bem com a Rita...
Fílida Spore (autora de Mil Ervas e Fungos Mágicos): Vêm de “esporos”, sementes. Phylum, em grego, significa “folhas”.
Beco Diagonal: Típico de um mundo de bruxos, onde uma rua não segue reto, mas na diagonal.
Travessa do Tranco: Rua pouco recomendável, onde lojas como a Borgin & Burkes atendem àqueles que praticam as Artes das Trevas.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.