segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 37





LULAS GIGANTES

Quais criaturas da vida real ainda intrigam os cientistas?
No lago de Hogwarts vive uma criatura do mundo real que é tão misteriosa quanto qualquer fera mágica. E ela não é intrigante por ser pequena. Pelo contrário, é o maior invertebrado da face da Terra. É a lula gigante, que vive em águas tão profundas e distantes de qualquer litoral, que nenhum ser humano até hoje já viu um espécime vivo.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



A Architeuthis, como é chamada pelos cientistas, pode alcançar o comprimento de vinte e dois metros. Seus olhos, maiores do que os de qualquer outro animal, são plenamente adaptados à pouca luz das profundezas em que vive. A luz do sol não chega até lá, mas algumas criaturas carregam elementos químicos em seus corpos que as fazem brilhar na escuridão.
O autor de ficção científica francês Júlio Verne colocou uma lula gigante em sua novela Vinte Mil Léguas Submarinas. A criatura atacou o submarino elétrico da história, o Nautilus:

Diante dos meus olhos estava um monstro horrendo, merecedor de figurar entre as lendas das maiores maravilhas existentes. Era um imenso molusco, de mais de sete metros de comprimento. Veio nadando de encontro ao Nautilus, em grande velocidade, nos fitando com aqueles enormes olhos verdes. Seus oito braços, fixados à sua cabeça — que deram o nome de cefalópode a esse animal — eram duas vezes mais compridos do que o corpo e retorciam-se como a cabeleira das Fúrias. Era possível observar duzentos e cinquenta ventosas no lado interno dos tentáculos. Na boca do monstro havia um bico de textura óssea curvado, como o de um papagaio, que se abria e fechava num movimento vertical. Sua língua, parecida com um tentáculo, mostrava várias fileiras de dentes afiados, e surgiu estremecendo por entre aquele verdadeiro par de tenazes.

Verne seguia uma longa tradição ao tornar a lula gigante uma vilã. Mas, revirando pelo avesso nossas expectativas em relação a monstros, a lula gigante de J. K. Rowling é bastante afável. Quando Denis Creevey cai no lago, em O Cálice, a lula o salva e o coloca de volta no bote.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.