terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 44





RUNAS

O que são as Runas da Penseira?
Dumbledore tem tantas lembranças, que guarda parte delas numa Penseira, uma “bacia de pedra rasa, com entalhes estranhos na borda”. J. K. Rowling criou a palavra pensieve (como no texto original) a partir do francês penser (pensar) e sieve (coador), utensílio usado para coar substâncias líquidas, livrando-as de resíduos indesejáveis. Em português, a pensieve foi traduzida por “Penseira”.




 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Harry reconhece algumas dessas inscrições: são runas. Mas o que são runas e por que existem inscrições rúnicas na Penseira?
As runas são o primeiro alfabeto conhecido das tribos do norte da Europa, usado na Bretanha, Escandinávia e Islândia. Surgiram aproximadamente no século III d.C. e estiveram em uso por mais de mil anos.


Placa gravada com Runas do Ano 1000 d. C.

As primeiras seis letras desse alfabeto eram f, u, th, a, r e k, por isso, esse alfabeto é às vezes chamado de futhark. “Rûn” é a palavra gaélica para “segredo” e “helrûn” significa “profecia”, sugerindo que esse alfabeto teria sido usado em rituais mágicos. Dizem também que ele vem dos próprios deuses. Odin se pendurou por nove dias na Yggdrasil, a grande árvore – um freixo – que sustentaria a terra, o paraíso e o inferno, para obter o conhecimento das runas.


Runas Wongs, gravadas numa pedra

O sacrifício de Odin simboliza o grande valor dado ao conhecimento. De fato, primitivamente, quando as runas foram usadas, havia pouca distinção entre conhecimento e magia. Por vezes, as runas eram utilizadas para fazer profecias e, nos anos recentes, essa prática voltou a se tornar popular. Os símbolos rúnicos são lidos assim como alguns tarólogos leem as cartas do tarô.
As runas aparecem constantemente em J. R. R. Tolkien, no correr das aventuras de O Senhor dos Anéis. O anel, tão importante nessa história e mencionado no título, tem uma mensagem gravada com inscrições rúnicas. Tolkien, que adorava criar novas palavras, assim como Rowling, criou todo um alfabeto e uma língua rúnicas.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.