quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 53





VOLDEMORT

Que pesadelos terão gerado Voldemort?
Nada faz um herói brilhar mais do que um grande vilão. Lord Voldemort — o semi-trouxa nascido Tom Servoleo Riddle — se encaixa bem nessa fórmula. Não é à toa que os bruxos o chamam de Lorde das Trevas. O título descreve toda uma longa linhagem de vilões com os quais Voldemort tem muito em comum.




 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Os críticos John Clute e John Grant destacam alguns elementos que caracterizam um clássico Lorde das Trevas:
  •  Frequentemente, é um ser que foi derrotado — mas não destruído — num tempo remoto.
  •  Aspira a se tornar o Príncipe deste mundo.
  •  É uma “força abstrata”, menos carne e sangue e mais energia sobrenatural.
  •  Representa “redução”, a ideia de que, “antes de a história escrita ter começado, houve uma queda”, tal como o caos e as mortes que Voldemort provocou antes de Harry ser enviado para os Dursley.
  •  Também simboliza “degradação”, um colapso moral frequentemente como resultado de uma barganha questionável, como a posta em curso pelos Comensais da Morte, que visavam obter poder por meio de sua aliança com Voldemort.
  •  Pratica o mal por inveja.
Por todas essas características, Voldemort é um perfeito modelo de Lorde das Trevas. Além disso, por sua similaridade com outros vilões, Voldemort incorpora a definição particular de J.K.Rowling para o mal. Seus objetivos estão relacionados à nossa sociedade atual, do modo como Rowling a entende e escreve sobre ela.

Voldemort, e a imortalidade
Voldemort não deixa dúvidas sobre suas intenções. Como revela aos Comensais da Morte que o seguem, no final de O Cálice: “Você sabe o que pretendo — vencer a morte”.
A questão da imortalidade está sempre na imaginação de J. K. Rowling. Todo o primeiro livro é dedicado à procura de Voldemort pela Pedra Filosofal, um objeto que lhe garantiria tornar-se imortal. “Uma vez que eu tenha o Elixir da Vida”, ele diz em A Pedra, “Poderei criar um corpo só meu”. E, claro, ele se tornaria capaz de evitar a morte, como fizeram os Flamel por centenas de anos.
Essa obsessão pela vida eterna é a essência da depravação do Lorde das Trevas. Mas o que ele tem de diferente, em relação a isso, de tantas pessoas de nosso mundo que tentam viver o máximo que podem?
Dumbledore diz a Harry: “A pedra não foi uma coisa tão boa assim. Todo o dinheiro e vida que a pessoa poderia querer. As duas coisas que a maioria dos seres humanos escolheriam em primeiro lugar. O problema é que os humanos têm o condão de escolher exatamente as coisas que são piores para eles”. Os Flamel possuíam tal poder, mas não o obtiveram pela prática do mal, nem o usavam de modo a prejudicar ninguém. Em todas as culturas, a imortalidade, apesar de desejável, fere as leis da natureza. As coisas precisam morrer para que outras possam nascer.

Ganância
As leis naturais tornam impossível que todos se tornem imortais. Assim, não chega a ser surpresa que o objetivo de Voldemort seja conseguir a imortalidade exclusivamente para si. Ele irá recompensar os Comensais da Morte de outro modo, satisfazendo sua necessidade de sucesso ou lhes dando poder. Embora vá matar muita gente para atingir seu objetivo, ele não hesita. As pessoas não importam para ele — especialmente se forem trouxas. Como seu pai abandonou sua mãe, ele odeia trouxas com uma intensidade que Rowling chamou de “paixão racista”.
Voldemort não se dá conta de que sua ambição egoísta rompe o equilíbrio da natureza. Mas, dada a situação do mundo, quando Rowling concebeu as histórias — guerras genocidas na África e nos Bálcãs, guerra no Oriente Médio, e uma crescente distância entre países ricos e pobres — qualquer um pode facilmente ver a partir de onde foi desenvolvida a personalidade de Voldemort.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.