quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 45





SEREIANOS

Por que teríamos medo de uma criatura do mar?
Sereia vem do latim sirena, significando “aquele que canta de maneira agradável”. São seres que têm torsos humanos, mas caudas de peixe prateadas no lugar de pernas. Os Sereianos, povo que mora no lago de Hogwarts, como outros na literatura, têm pele verde e longas cabeleiras verdes (J.K.Rowling acrescentou alguns detalhes para fazer seus seres do mar únicos. Suas casas são organizadas em vilas, como as casas dos subúrbios, em terra firme, e eles têm grindylows como mascotes).




 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



As lendas sobre os seres do mar estão presentes em quase todas as culturas. Por exemplo, uma vez foi dito que a aristocracia francesa descendia da sereia Melusina. As sereias da mitologia grega cantam para os marinheiros que passam ao largo, enfeitiçando-os a ponto de atraí-los para a morte, contra as rochas.
Quando Harry conhece os Sereianos, durante a Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo, depara-se com os mesmos perigos que o contato com um sereiano sempre simboliza: o risco de o mar se tornar tão sedutor que as pessoas jamais retornem à terra firme. Assim como um personagem de Twice-Told Tales, do escritor americano do século XIX Nathaniel Hawthorne, conta a uma jovem: “Vislumbro você como pessoa aparentada à raça das sereias e penso como seria delicioso morar com você em uma enseada escondida, à sombra dos penhascos, e seguir sem destino, abrigado em praias da areia mais pura. E, quando nossos litorais do norte se tornarem desertos, iremos assombrar as ilhas, verdes e solitários, longe adentro dos mares quentes”.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.