quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 52





VEELAS

O que deixa as veelas zangadas?
Veelas, os sedutores espíritos da natureza que aparecem pela primeira vez em O Cálice, têm sua origem na Europa Central. São — ou parecem ser — belíssimas jovens. Em algumas histórias, diz-se que são os fantasmas de mulheres que não foram batizadas, cujas almas não conseguem deixar a terra. A beleza delas é espantosa e por isso podem fazer os homens agir como idiotas. Elas têm cabelos tão claros que parecem brancos.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 


O lado sombrio das veelas
As veelas são bastante invejosas. Uma famosa lenda sérvia, O Príncipe Marko e a Veela, conta a história do encontro com uma delas, chamada Ravioyla:

Dois irmãos, Duke Milosh e Kralyevich Marko, percorriam juntos, a cavalo, a estrada da magnífica montanha Miroch. Quando o sol se levantou, Marko caiu no sono sobre a sela. Despertou assustado.
— Milosh — ele disse — Não consigo me manter acordado. Cante para evitar que eu durma.
Duke Milosh respondeu:
— Oh, Kralyevitch Marko, eu não posso cantar para você. Na noite passada, estive com a veela Ravioyla e bebi demais, além de cantar alto demais e bem demais. Então, a veela me avisou que, se eu cantar em sua montanha, ela vai disparar suas flechas contra mim.
Kralyevich Marko replicou:
— Irmão, você não deve ter medo de uma veela. Eu sou Kralyevich Marko. Com meu machado de guerra feito de ouro, estamos ambos a salvo.
Assim, Milosh entoou uma canção que contava a história de reis e reinados e das glórias de nosso país. Marko escutava, mas a canção não o manteve desperto. Logo, estava de novo entregue aos sonhos. A veela Ravioyla escutou Milosh e cantou para ele, também, com sua bela voz. Mas Milosh respondeu com uma voz ainda mais bela, e isso a irritou tanto quanto da vez anterior. Ela voou até a montanha Miroch e, com perícia, disparou duas flechas do seu arco.
Uma atingiu Milosh na garganta, silenciando-o. A outra atravessou seu coração. Ambos os cavalos se detiveram e Marko acordou. Com grande esforço, Milosh foi capaz de falar, mas era somente seu último suspiro. Ele disse para Marko:
— Meu irmão! A veela Ravioyla disparou suas flechas contra mim porque cantei na montanha Miroch”.

As veelas também são versadas nas artes da cura e possuem conhecimentos extraordinários sobre remédios naturais. Na história acima, Ravioyla cura Milosh e avisa a outras veelas que não devem perturbar aqueles homens. De fato, as veelas em geral são gentis com os seres humanos — e sabe-se que se casam frequentemente com mortais.
O que mais as aborrece é quando alguém interrompe o seu ritual de dança. Se isso acontece, podem ficar furiosas. Como espíritos do vento, as veelas podem invocar redemoinhos e tempestades e é o que fizeram durante a Copa Mundial de Quadribol.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.