quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 33





HOGWARTS

Por que alguém iria para uma escola onde tem uma Sonserina?
O escritor Pico Iyer, que frequentou duas antigas escolas britânicas — a Dragon School e a Eton — diz que “muita coisa no universo de Harry Potter parece familiar”:



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 


HOGWARTS

Por que alguém iria para uma escola onde tem uma Sonserina?
O escritor Pico Iyer, que frequentou duas antigas escolas britânicas — a Dragon School e a Eton — diz que “muita coisa no universo de Harry Potter parece familiar”:

Lá estão todos os rituais que eu recordo tão vividamente quanto picolé de limão: a lista criptografada de instruções que chegava de repente pelo correio, descrevendo o que deveríamos — e o que não deveríamos — levar para a escola (o objetivo de todas aquelas regras não era tanto manter a ordem, mas forçar a obediência), a peregrinação por velhas lojas empoeiradas, com antigos nomes de família — New & Lingwood ou Alden & Blackwell — nas quais homens idosos nos vendiam os itens do uniforme da escola e do material requerido, assim como fizeram com nossos pais e com os pais deles. O trem especialmente reservado pela escola, que estaria esperando por nós em alguma estação de Londres e nos transportaria diretamente para nossas células. Uma vez cerradas as portas, com um estalido, às nossas costas, nos encontraríamos dentro de uma nova realidade onde as regras comuns não tinham qualquer valor...
Talvez seja possível dizer que, quanto mais estranhos são os detalhes no mundo de Rowling, mais eles se aproximam de algo tão banal para nós quanto mingau de aveia. Harry joga quadribol, um jogo peculiar cujas bolas são goles, balaços e o pomo. Tínhamos três esportes brutais, que não eram praticados em nenhuma outra escola, sendo que no mais selvagem deles havia barreiras e retaguardas e nenhum gol havia sido oficialmente assinalado desde 1909. Na escola de Harry, inexplicavelmente, “o corredor do terceiro andar do lado direito está proibido”. Em Eton, era proibido andar num dos lados da estrada principal que levava à cidade (por razões que não eram reveladas). Quanto aos fantasmas, comíamos, dormíamos e estudávamos cercados de bustos e de retratos e das assinaturas na mesa que vinham de (Primeiros-Ministros britânicos) Gladstone, Wellington, Pitt e Elder.

Mas algumas pessoas dizem que Hogwarts é diferente da maioria dos internatos. É uma escola onde se tem prazer de estar: a comida é deliciosa, e Harry dorme numa cama de quatro colunas. É tolerante: mesmo que a desobediência possa custar à casa do aluno a perda de alguns pontos, os professores são indulgentes. E, acima de tudo, Dumbledore a torna um lugar onde prevalece a justiça.
Então, sendo uma escola tão gostosa, o que a Casa Sonserina está fazendo lá? Aparentemente, não há um problema sequer que não seja causado por um aluno da casa fundada por Slytherin (sly em inglês significa “matreiro”, “trapaceiro”, “enganador”). E parece também que não há um único aluno decente na casa. Tudo indica que sua filosofia foi expressada por Quirrell, em A Pedra: “Não existe bem nem mal, só existe o poder, e aqueles que são demasiado fracos para o desejarem”. Salazar Slytherin, um dos fundadores de Hogwarts — a Casa recebeu o nome em sua homenagem — era tão desonesto que chegou a construir a Câmara Secreta sob a escola sem contar para os demais. Então, não seria mais lógico se livrarem da Sonserina?


Faz sentido que Harry inicie seu ano escolar com o embarque no Expresso de Hogwarts.
Afinal, J.K.Rowling teve a ideia para as histórias durante uma viagem de trem.

Na verdade, isso seria o oposto da filosofia de J. K. Rowling. A presença dos alunos da Sonserina em Hogwarts indica bem quais são as ideias dela sobre bem e mal.
Dentro das paredes de Hogwarts, a liderança de Dumbledore gerou um ideal atraente. O mal não deve ser afastado medrosamente, nem mesmo enfrentado com força e coragem. Deve ser contraposto pela compaixão. Mais de uma vez, Dumbledore já demonstrou sua forte crença na possibilidade de recuperação de bruxos corrompidos pelo mal.
Cada um dos quatro fundadores de Hogwarts tem qualidades individuais que formam um todo equilibrado. Mesmo a ambição de Slytherin pode ser direcionada para o bem, uma vez contrabalançada com as características demonstradas pelas outras casas. É parte da realidade, parte de todo indivíduo – assim como Harry tem um pouco de Voldemort em si. Tentar eliminar isso seria tolo e, também, impossível.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.