domingo, 19 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 49





VABLATSKY

Quem realmente escreveu o livro de adivinhações?
O livro usado pelos alunos de Hogwarts nas aulas de adivinhação — Esclarecendo o Futuro — foi escrito por uma mulher chamada Cassandra Vablatsky. O nome vistoso é bem apropriado para uma especialista em adivinhar o futuro. Vem de duas pessoas cujas vidas estiveram associadas à formulação de profecias e à magia.




 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



Na mitologia grega, Cassandra era uma vidente — ela podia prever o futuro. Recebeu esse dom do deus Apolo, que a amava. Ele lhe prometera o dom da profecia se ela retribuísse seus sentimentos. Mas, depois de se tornar clarividente, ela mudou de ideia, e Apolo, enfurecido, amaldiçoou-a. Sua condenação foi que ninguém jamais acreditasse em suas palavras, o que trouxe a Cassandra muito sofrimento. Cassandra aparece na bem conhecida história do cavalo de Tróia. Como filha de Príamo, Rei de Tróia, ela estava na cidade quando os gregos atacaram. Posteriormente, quando fingiram desistir, deixando para trás, como presente, um enorme cavalo de madeira, ela avisou ao pai que ele não deveria ainda começar a comemorar, e, principalmente, não deveria trazer o cavalo para dentro dos muros da cidade. No entanto, devido à maldição de Apolo, o pai não lhe deu atenção. Como se sabe, os soldados gregos estavam escondidos no interior do cavalo. Eles esperaram até que todos os habitantes estivessem adormecidos e então, sorrateiramente, saíram do seu esconderijo e tomaram Tróia.
O sobrenome Vablatsky vem, sem dúvida, de Helena Petrovna Blavatsky (1811-1891). Ela foi uma das fundadoras da Sociedade Teosófica, cujos objetivos incluem “investigar as leis inexplicáveis da natureza e os poderes latentes na humanidade” — em outras palavras, estudar magia.









GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.