sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 47





TRASGOS

Por que os trasgos cheiram mal?
Os trasgos são uma raça de ogros cuja aparência é tão desagradável quanto sua personalidade. Em A Pedra, o Professor Quirrell, que mais tarde diz ter “um talento especial para lidar com trasgos”, secretamente leva um deles para Hogwarts: “Era uma visão medonha. Quase quatro metros de altura, a pele cinzenta e baça, o corpanzil cheio de calombos como um pedregulho e uma cabecinha no alto, que mais parecia um coco. Tinha pernas curtas, grossas como um tronco de árvore e pés chatos e calosos. O cheiro dele era inacreditável”.




 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



As lendas sobre os trasgos são originárias da Escandinávia, onde essas criaturas costumavam assustar os habitantes da região rural com seus poderes mágicos e seu tamanho. De acordo com algumas dessas lendas, eles viviam em castelos subterrâneos. Só saíam à noite e podiam ser transformados em pedra pela luz do sol. Quando os escandinavos migraram para a Inglaterra, os trasgos os acompanharam. Costumavam construir suas moradas debaixo de pontes. Isso pode explicar por que cheiram a água de esgoto. Conta-se que algumas enormes rochas no norte da Inglaterra são na verdade trasgos que foram pegos pelo nascer do sol.
Sua má reputação entre os humanos provém de inúmeras lendas. Eles detestam o barulho que as pessoas fazem e que os deixa muito irritados. Atacam mulheres e crianças. Alguns deles são canibais.
Em Peer Gynt, uma famosa peça de teatro do norueguês Henrik Ibsen, o personagem que lhe dá o título age como um trasgo, brincando, ao avisar: “Virei para o seu lado hoje à meia-noite. Se você escutar alguém silvando e cuspindo, não pense que se trata de um gato. Sou eu, moça! Vou recolher o seu sangue numa taça e, quanto à sua irmãzinha, vou devorá-la”. Podemos imaginar que os trasgos sofram o mesmo preconceito que os gigantes. Mais à frente, na peça de Ibsen, Peer Gynt encontra um trasgo que lhe diz: “Nós, o povo trasgo, meu filho, não somos tão feios quanto nos pintam”. Apesar de ser difícil acreditar que sejam seres amigáveis, é possível perceber que eles não são piores do que os humanos. Em dado momento, o amigo de Gynt lhe pergunta: “Qual a diferença entre os trasgos e os homens?” E Gynt responde: “Nenhuma, pelo que eu entendo. Trasgos grandes irão pôr você para assar, e trasgos pequenos vão mordê-lo. Conosco se daria a mesma coisa, se os humanos se atrevessem a fazê-lo”.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.