segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 50





VARINHAS MÁGICAS

Por que os bruxos usam varinhas mágicas?
Não há dúvida de que a varinha mágica é a ferramenta mais importante dos bruxos. No mundo de Harry, elas são feitas de uma combinação de matérias-primas obtidas de criaturas mágicas — tais como “pelos de unicórnios, penas da cauda da fênix, fibras do coração de dragões” — com madeira de salgueiro, mogno, teixo, carvalho, faia, bordo e ébano. Cada varinha não apenas combina com a personalidade do seu dono, mas, na prática, é ela que escolhe o bruxo a quem pertencerá.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 


Varinhas antigas
Ao que parece, os bruxos sempre usaram varinhas mágicas. Esses pequenos bastões — em alguns casos, não tão pequenos assim — são capazes de concentrar o poder mágico.
Há antropólogos que acreditam que algumas pinturas de cavernas, datadas da Idade da Pedra, mostrando pessoas portando pequenas varas, retratam os líderes das tribos com suas varas atestando o seu poder. Isto é apenas um palpite, mas há fatos comprovados que remontam pelo menos ao antigo Egito. Existem hieróglifos mostrando sacerdotes segurando pequenos bastões. Hermes, o mensageiro dos deuses gregos, carregava consigo uma vara especial chamada de caduceu, com asas e duas cobras enroscadas, significando a sabedoria e os poderes de cura. Os médicos adotaram essa vara como seu símbolo, centenas de anos atrás, e o usam até hoje.


O deus egípcio Toth,
também foi retratado carregando uma versão primitiva do caduceu.

Os druidas possuíam diferentes varinhas mágicas para cada um dos sete níveis de sacerdócio. No passado, alguns dos bruxos fizeram varas da madeira do sabugueiro, que é considerada especialmente dotada de magia. Aqueles que praticam a magia negra usam, com frequência, o cipreste, que é associado à morte.
No entanto, J. K. Rowling nos conta que a varinha de Voldemort é feita de teixo. E isso também faz sentido. O teixo tem imenso poder sobrenatural. Houve um tempo em que o teixo era uma das poucas árvores que permaneciam sempre verdes, na Inglaterra, e assim tornou-se símbolo tanto da morte quanto do renascimento — a mesma imortalidade que Voldemort desesperadamente deseja.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.