sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 41





MCGONAGALL

Por que a professora McGonagall aparece como uma gata?
A primeiríssima bruxa a aparecer em A Pedra, mesmo antes de Harry, é Minerva McGonagall, que se disfarça, na Rua dos Alfeneiros nº 4, sob a forma de uma gata malhada (um gato lendo um mapa, na verdade, uma visão chocante para o Sr. Dursley, que não está inteiramente convencido de que uma coisa dessas seja possível ou se “não seria um efeito da luz?”).



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 




Ainda que o gato seja o animal que melhor reflete a personalidade da Professora McGonagall, um gato seria também a escolha mais adequada para muitos bruxos e bruxas. Os gatos são antigos mascotes dos homens civilizados — estando domesticados há milhares de anos — e sempre foram associados à magia. Como um ser noturno, eles naturalmente aparecem ligados à escuridão, à Lua e ao mundo espiritual.

Gatos na Antiguidade
Os gatos foram reverenciados pelas culturas ancestrais do Egito e da Índia, onde se originou o misticismo. A cidade de Bubasti, que já foi a capital do Egito, devotava-se ao culto de uma deusa com cabeça de gato, Bast. Centenas de milhares de peregrinos vinham à cidade, todos os anos. Aos gatos era dado um funeral luxuoso.
  
Bast, a deusa-gata egípcia.

Na Europa também se desenvolveram rituais sagrados para homenagear os gatos. Na Roma antiga, a deusa Diana tinha o poder de se transformar nesse animal. Na Escandinávia, dizia-se que Freya, a deusa nórdica do amor, do casamento e da fertilidade, viajava numa carruagem puxada por dois gatos. Os gatos também eram reverenciados em épocas primitivas na Inglaterra. Mas quando o cristianismo tomou o lugar do paganismo os gatos tornaram-se objeto de desprezo, medo e superstição.
Quando o Sr. Dursley arregala os olhos para a gata malhada — a Professora McGonagall — e ela lhe devolve o olhar, não é surpresa que Dursley tenha (por um instante apenas, antes que sua atenção se desvie do felino) um pressentimento.








GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.