quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 41







Na tradição alemã, os gnomos, assim como os anões, moram no sub­solo, onde garimpam metais preciosos e vigiam tesouros. O extra­ordinário é que podem movimentar-se através da terra em todas as direções, sem precisarem de um túnel, do mesmo modo que um peixe se desloca através da água.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 







Se você está procurando um gnomo, basta olhar o jardim do seu vi­zinho. Na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, os "gnomos de jardim" - estátuas de gesso decorativas em forma de homenzinhos bar­budos, usando chapéus vermelhos pontudos - são enfeites populares. Mas caso seus vizinhos sejam magos, os gnomos deles vão ser muito mais animados do que a versão em gesso. Na verdade, como sabem os visitantes da horta dos Weasley, os gnomos podem ser uns pestinhas de riso frouxo, que devem ser enxotados como qualquer outro bicho que invada seu quintal.
Ninguém sabe exatamente como os gnomos foram associados aos jardins. Alguns sugerem que, na forma de estátuas, começaram como fi­guras que expressavam as boas-vindas na entrada de grandes prédios e que depois foram adotados para fins mais pessoais. Outra possibilidade é que essa ligação tenha vindo do folclore, no qual os gnomos eram tradicionalmente associados à terra.
Na tradição alemã, os gnomos, assim como os anões, moram no sub­solo, onde garimpam metais preciosos e vigiam tesouros. O extra­ordinário é que podem movimentar-se através da terra em todas as direções, sem precisarem de um túnel, do mesmo modo que um peixe se desloca através da água. Trabalhadores e de boa índole, o gnomos são normalmente retratados como velhos e corcundas, ou com alguma outra deformidade física. Sua pele tem sempre cor de terra (cinzenta ou mar­rom) e assim eles se confundem facilmente com o seu ambiente. Quando ameaçado, um gnomo pode, literalmente, dissolver-se no chão ou sumir num tronco de árvore.
Embora existam muitos contos sobre gnomos apreciadores do ar livre, alguns especialistas afirmam que os gnomos viram pedra quando expostos à luz do dia. Se for assim, talvez alguns dos gnomos decora­tivos de jardim sejam simplesmente vítimas do excesso de sol.


Câmara Secreta, 3






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.