quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 49







Embora as aulas de Hogwarts, em sua maioria, pareçam orientadas conforme as necessidades de bruxas e magos europeus, o sensato professor Lupin sabe que nunca será perda de tempo prevenir-se contra demônios e monstros de terras distantes. Assim, ele apresenta aos seus alunos...



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Embora as aulas de Hogwarts, em sua maioria, pareçam orientadas conforme as necessidades de bruxas e magos europeus, o sensato professor Lupin sabe que nunca será perda de tempo prevenir-se contra demônios e monstros de terras distantes. Assim, ele apresenta aos seus alunos da terceira série, no curso de Defesa contra Artes das Trevas, uma aula sobre o kappa, um espírito anfíbio do folclore japonês, que arrasta suas vítimas, homens e animais para dentro da água, onde as afoga e as mutila.
Os kappas vivem em rios, lagos e lagoas, mas nunca hesitam em subir à terra firme em busca de sua presa. Tradicionalmente os contos os retra­tam como mal-intencionados, ávidos para sugar as entranhas de sua vítima e beber o seu sangue. É dito que adoram especialmente o fígado humano. Mas também são representados como inteligentes e honrados. Diz-se que a humanidade aprendeu a arte de curar fraturas de ossos com um kappa, que ofereceu esse conhecimento em troca do seu braço, amputado numa de suas aventuras de pilhagem. Os braços e as pernas do kappa, quando presos de novo ao corpo, ficam como novos em questão de dias.
Quando plenamente desenvolvido, um kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos. Sua pele é escamosa e verde-amarelada,- tem cara de macaco e costas de tartaruga; as mãos e os pés têm membranas, para nadar mais facilmente. Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenatu­rais e sua força extraordinária quando está em terra. Portanto, o melhor método para subjugar um kappa é cumprimentá-lo muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses. Como é uma criatura de uma cortesia fora do comum, o kappa vai sentir-se obrigado a curvar a cabeça, em resposta. Após vários cumprimentos com a cabeça, todo o líquido terá se derramado do topo do crânio do kappa e ele será força­do a voltar para o seu lar aquático.
Outra estratégia para aplacar um kappa mal-intencionado é lhe dar pepinos para comer, pois todos sabem que é seu alimento predile­to. Diz-se que riscar o nome dos familiares na casca de pepinos e depois jogá-los den­tro da água protege essas pessoas contra os kappas, que, ao aceitarem os pepinos para comer, ficam moralmente obrigados a não fazer mal a essas pessoas. Essa ligação lendária entre kappas e pepinos tornou-se um elemento tão arraigado na cul­tura japonesa que o sushi recheado com pepino é hoje chamado de kappa maki.



Prisioneiro de Azkaban, 9






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.