segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 43







Dizem que as ilhas britânicas são povoadas por uma grande va­riedade de bruxas. Algumas são espíritos benévolos ligados à lavoura e ao ato de fiar, outras são bruxas malévolas, que atormentam e até devoram pessoas. Uma delas é 



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





Dizem que as ilhas britânicas são povoadas por uma grande va­riedade de bruxas. Algumas são espíritos benévolos ligados à lavoura e ao ato de fiar, outras são bruxas malévolas, que atormentam e até devoram pessoas. Uma delas é um antigo espírito da natureza, responsável por mudar o tempo e por compor a paisagem natural. Mas todas têm algumas coisas em comum - são mulheres, são velhas e são horrendas. Em inglês, essas bruxas (com as quais obviamente Hermione jamais seria confundida!) são conhecidas como hag.
Conviver com hags como as que freqüentam o Caldeirão Furado pode ser uma coisa perigosa, pois a maioria está sempre pensando em alguma maldade. Gostam de sentar-se em cima de humanos adormecidos, provocando pesadelos e sufocando sua vítima. Segundo as lendas ingle­sas, quando a pessoa é "montada por uma hag (bruxa)", acorda exausta. Isso, claro, se tiver a sorte de conseguir acordar. Uma peneira de farinha, colocada embaixo da cabeça, evita que uma hag monte na pessoa, pois ela seria obrigada a passar através de todos os furos, uma tarefa prodi­giosa que lhe tomará a noite inteira.
A hag mais famosa na Inglaterra é Annis Preta, uma canibal caolha de pele azul, compridos dentes brancos e garras de ferro. Dizem que habi­ta os morros de Leicestershire, numa gruta que escavou com as próprias unhas no terreno rochoso. Em frente à sua gruta ergue-se um carvalho grande e velho, no qual sobe para perscrutar o campo em busca de uma presa. Quando uma criança de aspecto apetitoso surge ao alcance da sua vista, ela se atira sobre a vítima e faz um banquete. Quando não está na sua árvore, Annis Preta é vista, muitas vezes, sentada na boca da sua gruta, empoleirada em cima de uma pilha de ossos das suas vítimas.
Um escocês provavelmente reconhecerá a Bruxa da Tempestade, anti­ga deusa celta também conhecida como Cailleach Bheare. Assim como Annis Preta, a Bruxa da Tempestade tem cara azul e é caolha. Distingue-se por seu cabelo branco, que se parece com ramos murchos e retorcidos, e pelo vestido cinzento e pregueado que sempre usa. Muito ligada ao inverno, diz-se que ela anuncia essa estação quando lava suas roupas no Corrievreckan (literalmente, "o caldeirão respingado"), um célebre rede­moinho ao largo do litoral da Escócia, muito perigoso para os navios. Também traz consigo uma varinha mágica, ou bastão, com o qual golpeia a relva e as plantações, recobrindo-as com geada, todo ano, após o Dia das Bruxas. Segundo a lenda, a Bruxa da Tempestade criou as ilhas Hébridas Internas, jogando pedras e pedaços de turfa dentro do mar. Muitos lagos e montanhas da Escócia também são atribuídos às suas artes. 


Annis Preta na sua árvore.

Prisioneiro de Azkaban, 4






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.