segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O MANUAL DO BRUXO - ALLAN ZOLA KRONZEK - 48







No Nepal, ele é chamado de rakshasa, palavra do sânscrito que sig­nifica "demônio". Se você vive no Canadá, é provável que você o chame de sasquatcb (palavra indígena que denomina "homem peludo"), enquanto nos Estados Unidos ele é conhecido simplesmente como pé-grande. O nome mais adequado, no entanto, é...



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 





No Nepal, ele é chamado de rakshasa, palavra do sânscrito que sig­nifica "demônio". Se você vive no Canadá, é provável que você o chame de sasquatcb (palavra indígena que denomina "homem peludo"), enquanto nos Estados Unidos ele é conhecido simplesmente como pé-grande. O nome mais adequado, no entanto, é "iéti", e acredita-se que ele vague pela Terra há milênios. Relatos de sua existência remontam ao século IV a.C. e continuam surgindo até hoje. Várias pessoas afirmam ter visto um, mas não há muitos indícios de que a criatura seja real. A pes­soa mais indicada para falar do assunto, contudo, seria Rúbeo Hagrid, já que na língua do Tibet yeti significa "criatura mágica".
De acordo com a maior parte das lendas populares, o iéti típico tem de dois a três metros de altura, braços longos, cara de macaco e nariz achata­do. Os jovens da espécie são cobertos por uma espessa camada de pêlo avermelhado, que vai ficando preto à medida que eles se tornam adultos. Extraordinariamente fortes, os iétis são capazes de arremessar rochas como se fossem bolas de tênis. São também extremamente rápidos graças a seus grandes pés — duas vezes mais rápidos que os melhores corredores humanos — e se comunicam através de rugidos altos e uivos sibilantes. Infelizmente, o iéti não é grande fã de higiene pessoal: praticamente todas as lendas dão ênfase ao terrível odor da criatura. Dizem até que o cheiro é tão ruim que faz os cabelos se retorcerem e os olhos lacrimejarem.
Com uma aparência tão peculiar, você poderia pensar que é fácil achar um iéti. Mas nem mesmo o professor Gilderoy Lockhart, que alega ter passado Um Ano com o Iéti, foi capaz de algo diferente do que outros investigadores encontraram. Em primeiro lugar, todos sabem que o iéti é tímido, e as centenas de expedições que tentaram localizar a criatura só resultaram em fotografias embaçadas e pegadas que são, em sua grande maioria, consideradas falsificações. Sir Edmund Hillary, o explo­rador inglês que foi a primeira pessoa a chegar ao topo do monte Everest, conduziu uma busca extensiva no Himalaia atrás dessa criatura difícil de ser encontrada (apelidada de "O Abominável Homem das Neves" pelos jornalistas). Tudo que ele achou foi um crânio enorme e algumas pegadas de um tamanho que não se encontra nas sapatarias.
As coisas se tornam ainda mais difíceis porque os lugares freqüenta­dos pelo iéti não são lá muito acolhedores. Algumas criaturas foram vis­tas em partes amenas da Austrália (onde os habitantes locais os chamam de Yowies), nas ilhas Queen Charlotte (lá, ele é chamado de Gogete e acreditam que tenha surgido muito antes dos humanos), no Oriente Médio e, mais recentemente, em Spalding, Idaho. No entanto, os lugares onde ele prefere viver - as Montanhas Rochosas, o Himalaia e o Outback (deserto australiano) — possuem condições muito difíceis para os viajantes humanos.


O último obstáculo é o fato de essas criaturas não gostarem muito de receber visitas. Alguns relatos sugerem que o iéti é dócil, contanto que não se sinta ameaçado, mas outros descrevem seu comportamento em relação às pessoas como sendo muito violento. O antigo presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt contou o caso de um amigo que era caçador e que havia se aventurado no território do iéti com outro colega. A criatura, assustada com a fogueira do acampamento, per­maneceu na floresta e não se aproxi­mou dos caçadores durante alguns dias. Depois de algum tempo, no entanto, ela superou o medo e os atacou. Um dos caçadores teve uma morte bastante desagradável, enquanto o outro teve sorte e viveu para contar a história.
Portanto, se você estiver vagando pelo Himalaia em meio à neve que cai, notar um enorme vulto vermelho e sentir um perfume agradável que lembra o cheiro de lixo podre, pare e acene educadamente - afinal de contas, você está na presença de uma celebridade. Em seguida, arrume suas coisas e vá embora rapidamente. O iéti pode ser apenas uma doce "criatura mágica", mas é melhor não ficar por perto para descobrir.


Câmara Secreta, 6






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.