domingo, 3 de julho de 2011

PROJETO PRÉ-15 DE JULHO IV [Resumo de Harry Potter e o Cálice de Fogo]




Continuamos hoje com a série de postagens em preparação a 15 de Julho. Hoje falaremos do quarto volume da série:








*   *   *

RESUMO DE
HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

1. Certo, antes de começarmos, é bom esclarecer: a infância de Harry Potter está acabando. Apesar de enfrentar perigos e inimigos dignos de bruxos adultos especializados, Harry manteve a inocência de sua idade. Mas infelizmente isto está terminando.

2. O capitulo inicial é o primeiro, desde a Pedra Filosofal, em que começa com cenas que Harry não está presente nem tem conhecimento do fato. Vemos, em princípio, um conto do assassinato dos Riddle, uma passagem rápida de um rapaz pálido de cabelos pretos que bem conhecemos, e enfim ouvimos os planos sinistros de Lord Voldemort e Rabicho, e mais, eles falam sobre um Servo Leal a Você-Sabe-Quem infiltrado em Hogwarts. E então Harry acorda com a cicatriz doendo, e ela não doía desde que vira Voldemort na nuca de Quirrell.

3. Entre um retorno turbulento de volta a Toca, e a apresentação dos irmãos mais velhos de Rony, Gui e Carlinhos, nós ficamos sabendo que Percy conseguiu um emprego no Ministério da Magia, como assessor de velho bruxo mal encarado chamado Bartô Crouch. Mas a grande novidade das férias é final da Copa Mundial de Quadribol, e Harry parte, junto com os Weasley, Hermione, e Amos e Cedrico Diggory, para o campo, onde está o estágio do jogo.

4. Antes do jogo, eles conhecem pessoalmente o tal Crouch (chefe do Departamento de Cooperação Internacional em Magia) e também Ludo Bagman (Chefe da Seção de Jogos e Esportes Mágicos), ambos responsáveis pela Copa Mundial, e por misterioso evento secreto do qual falam que vai acontecer em Hogwarts, mas ninguém, nem mesmo o Sr. Weasley, se dispõe a falar qual sera.

5. Na madrugada, depois do final jogo, um grupo de bruxos encapuzados surgem enfeitiçando, atacando e incendiando o acampamento lotado. Harry se vê correndo para uma floresta próxima, junto com Rony e Hermione. Lá, algumas coisas estranhas acontecem: Ludo Bagman age misteriosamente, alguns duendes riem como loucos com uma sacola de ouro nas mãos, e a Wink (elfa foméstica do Sr. Crouch) anda com dificuldade como se arrastasse alguma coisa grande e pesada. E por fim, coroando a situação: uma voz masculina misteriosa grita uma fórmula mágica que faz surgir uma caveira verde imensa.

6. Homens do Ministério da Magia surgem e quase estuporam Harry e seus amigos. As coisas se tornam ainda mais estranhas e sinistras quando se descobre Wink estuporada perto do local de onde surgiu a caveira, e ela estava segurando (para espanto de todos e do próprio Harry) a varinha de Harry Potter, que fora usada para fazer a caveira de cristais verdes, e que por acaso, era a Marca Negra, símbolo de Voldemort.

7. A volta a Hogwarts teria sido mais feliz sem todos esses acontecimentos tenebrosos. Mas outros fatos mais felizes tornam o retorno a escola completamente positivo. O evento secreto do qual Percy, Crouch e Ludo estavam falando era o Torneio Tribruxo: um evento lendário não realizado a quase cem anos por causa do auto-índice de mortalidade. Nesse torneio três escolas mágicas competem entre si com UM aluno representante cada. As outras duas escolas são: a Academia de Magia Beauxbatons, e o Instituto Durmstrang. Dumbledore não diz quem irá escolher os campeões de cada escola.

8. Inicio de um novo ano, novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (pelo quarto ano consecutivo). E neste ano o professor foi escolhido a dedo por Dumbledore: Alastor "Olho-Tonto" Moody, ex-auror, um homem desconfiado e assustador, cheio de cicatrizes. Ele é chamado de "Olho-Tonto" por causa do olho azul-elétrico que gira como louco na órbita ocular e pode enxergar através de qualquer coisa.

9. A escolha dos campeões será feita a partir de um objeto mágico antigo e poderoso: o Cálice de Fogo. Os nomes dos candidatos são postos dentro do Cálice, e na Noite das Bruxas, os campeões foram escolhidos: por Durmstrang é Vitor Krum, por Beauxbatons é Fleur Delacour, e por Hogwarts é escolhido Cedrico Diggory (da Casa Lufa-Lufa). A surpresa vem quando o Cálice joga um quarto nome, o de Harry Potter. Os diretores de Durmstrang e Beauxbatons, Igor Karkaroff e Madame Maxime, gritaram e espernearam, mas não conseguiram evitar que Harry Potter participasse do Torneio.

10. Além da possibilidade de ter que enfrentar três competidores mais velhos, e três provas perigosas e potencialmente mortais, Rony fica morrendo de ciúmes pela nova fama do amigo, apesar de Harry insistir que  não pôs seu nome no Cálice. No sábado que antecedeu a Primeira Tarefa Harry tem dois encontros em menos de uma hora: o primeiro com Hagrid que o leva para ver quatro dragões, que será a primeira tarefa. O segundo encontro foi com Sirius (eles conversaram através da lareira): Sirius pediu que Harry fosse cuidadoso nas suas relações, ele suspeita que haja alguém de Você-Sabe-Quem dentro do castelo. Ele avisa que Igor Karkaroff fora um Comensal da Morte, e então libertado pelo Ministério em troca de informações privilegiadas, e que fora Moody quem o prendera, ou seja, Dumbledore contratara Moody possivelmente para vigiá-lo.

11. O mesmo Olho-Tonto Moody, na segunda-feira, dá alguns conselhos ao Harry (não ajuda, apenas aconselha), e Harry então descobre como passar pelo dragão na Primeira Tarefa. A luta com o Rabo Córneo Húngaro foi rápida, e Harry, usando a sua vassoura, consegue pegar o Ovo de Ouro e sai com apenas um arranhão no ombro.

12. De importante de que temos que nos lembrar entre a Primeira e a Segunda Tarefa, está o famoso de Baile de Inverno e a visita enigmática de Bartô Crouch, numa noite, a Sala de Snape. Harry é quase apanhado nesse dia por Snape, mas é salvo por Olho-Tonto que, vendo Harry sob a Capa da Invisibilidade, inventa uma desculpa que acaba fazendo Snape voltar para cama.

13. E então vem a Segunda Tarefa, e Harry apenas sobrevive por que Dobby, o bom e velho Dobby, ouve uma conversa entre McGonagall e Moddy, discutindo se Harry usaria algum feitiço ou guelricho(planta com propriedades mágicas que ajuda a respirar debaixo da água). Dobby então rouba guelricho do estoque de Snape e o leva para Harry, que o usa para a Segunda Tarefa: resgatar Rony Weasley do fundo do Lago Negro.

14. Harry, Rony e Hermione discutem todos os fatos misteriosos desde que a cicatriz de Harry doera, no verão, com Sirius Black, que se esconde numa caverna próxima a Hogsmeade. Um dos assuntos mais discutidos é sobre o Sr. Crouch e a triste história de seu filho, Bartô Crouch Jr. que morrera em Azkaban, mandado para a prisão pelo próprio pai. Mas a discussão sobre Crouch aumenta quando próprio Sr. Crouch surge em Hogwarts, no final de tarde, agindo de modo estranho, dizendo frases sem sentido, e querendo falar com Dumbledore, falando sobre Voldemort estar mais forte. Quem o encontra, andando cambaleante pela Orla da Floresta, são Harry e Vitor Krum. E enquanto Harry vai chamar Dumbledore, Krum fica vigiando Crouch. Quando Harry volta com Dumbledore, Krum está caído no chão, estuporado. E o Sr. Crouch desaparecera. Dumbledore pede a Olho-Tonto Moody que fizesse uma busca por toda propriedade, mas  ele não encontra nenhum sinal de Crouch.

15. Harry Potter tem outro sonho com Lord Voldemort e Rabicho, e desta vez eles falam de alguém que fugira, mas que o Fiel Comensal da Morte em Hogwarts havia cuidado da situação. Harry acorda suado e nervoso, e vai direto falar com Dumbledore. O diretor estava ocupado em uma reunião com Moody e o Ministro Fudge, e enquanto os três vão aos jardins ver onde Crouch desaparecera, Harry fica sozinho no escritório do diretor.

16. Harry então vive uma de suas mais estranhas aventuras ao encontrar uma bacia de pedra com símbolos rúnicos, em cujo interior estava cheio de uma substância gasosa rodopiante. Ao tocar nessa substância, Harry é levado para dentro de várias lembranças, todas elas de julgamentos ocorridos, aparentemente, a muitos anos. Em um deles vemos Igor Karkaroff oferecendo informações em troca de sua liberdade. Ele acusa vários bruxos de serem aliados do Lorde das Trevas, e entre esses nomes, está o de Severo Snape, que ele acusa de ser um Comensal da Morte, mas Dumbledore se levanta e diz que Snape fora mesmo um Comensal, mas que se arrependera e mudara de lado. Em outro julgamento, Ludovico Bagman é interrogado, pois se descobriu que um amigo seu era um Comensal da Morte. Em outro julgamento, este sendo bastante perturbador, quatro comensais são levados a presença do Conselho apenas para ouvir a sua sentença para o crime de terem capturado e torturado até a loucura um casal de aurores, Franco e Alice Longbottom. Entre os quatro condenados estavam Belatriz Lestrange, que é levada do tribunal gritando que ainda encontraria o seu amado Lorde das Trevas. Também nesse grupo estava Bartô Crouch Jr., encontrado junto os outros três Comensais, que grita desesperado ao pai (o Sr. Bartolomeu Crouch, pai, preside a sessão do tribunal), que é inocente, implorando para que não fosse mandado para Azkaban e entregue aos dementadores. Depois disso o verdadeiro Dumbledore surge e tira Harry da Penseira, não zangado com ele, mas até interessado na opinião de Harry sobre todo aquele mistério.

17. A Terceira Tarefa é passar por um grande labirinto cheio de monstros e desafios. Harry chega ao centro, e a Taça Tribruxo, mas não chega sozinho. Cedrico Diggory também chega lá, e juntos, ao mesmo tempo, eles tocam na Taça. Então eles são transportados para centenas de quilômetros de distância, para um cemitério. Os dois garotos veem alguém se aproximar. Harry é cegado pela dor na cicatriz, mas enxerga um brilho verde, segundos depois Cedrico cai ao seu lado, morto. Após um encantamento das trevas e vários ingredientes macabros, inclusive algumas gotas de sangue de Harry Potter, um vulto sai de dentro de um grande caldeirão negro: Lord Voldemort ressurgido.


18. Preso e amordaçado, Harry assiste a primeira reunião de Voldemort com seus Comensais da Morte depois de ressurgido. Ele fala em recrutar gigantes e dementadores, de arregimentar um novo exército. Fala sobre como ele viveu nesses anos de exílio, como poderia ter se reerguido antes se tivesse tido ajuda de seus "amigos", os Comensais. De importante no momento, Harry ouve falar sobre o Fiel Servo e a sua atuação em Hogwarts, e como ele encantara a Taça Tribruxo para ser uma chave de portal, que ao final, trouxe Harry e Cedrico até aquele lugar.

19. Voldemort força um duelo com Harry, pensando que facilmente venceria um garoto de 14 anos, mas as varinhas de ambos se unem e as auras dos antigos feitiços saem da varinha de Voldemort, incluindo os fantasmas de seus pais, Lilian e Tiago Potter e o fantasma de Cedrico Diggory. Eles ajudam Harry a fugir, que leva o corpo de Cedrico consigo, e chegando até a Taça, é novamente transportado, agora de volta a Hogwarts.

20. A verdade vem à tona: Bartô Crouch, atendendo um pedido da esposa, ajudara o filho a fugir, anos atrás. Depois disso manteve o filho preso dentro de casa. Durante a Copa Mundial, ele dera permissão ao filho para assistir ao jogo. Bartô jr., ainda no camarote de honra, rouba a varinha de Harry. Depois disso, ele usa a confusão no acampamento para tentar fugir. Wink se prende a ele, impedindo que fugisse, mas Bartô jr. ainda usa a varinha de Harry para projetar a Marca Negra. Crouch, pai, consegue prende-lo de novo, mas alguns dias depois é libertado pelo próprio Voldemort. Bartô Jr. sequestra Alastor Moody, então passa a tomar uma poção Polissuco, para se passar por Moody, e agir em Hogwarts: colocar o nome de Harry Potter no Cálice de Fogo, ajudá-lo para que vencesse o Torneio, recapturar Crouch pai quando este fugiu (e matá-lo também, para evitar maiores problemas), e finalmente transformar a Taça Tribruxo em uma chave de portal.

21. Como se tudo isso ainda não fosse suficiente, o Ministro Fudge grita com Dumbledore quando este diz quais as melhores medidas contra a situação: o retorno d'Daquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado. Fudge não crê (e na verdade ele não quer acreditar), que Voldemort voltou.

22. Continuando a análise inciada desde a primeira postagem do Projeto Pré-15, veremos que a atuação de Severo Snape foi mais modesta neste livro. Ele não se envolveu em grandes situações durante a trama, apesar de podermos destacar o que descobrimos sobre seu passado: Snape fora um Comensal da Morte, ou seja, ele pertencia ao grupo seleto de bruxos do círculo íntimo do Lorde das Trevas, e marcado, pelo próprio Lorde no antebraço esquerdo, com a Marca Negra.

A contradição está na confiança, aparentemente inabalável que Dumbledore lhe concedeu, desde que decidiu trair seu mestre. Quando isso aconteceu e por que, ainda é mistério. Outro mistério que fica é da missão de meias-palavras lhe dada por Dumbledore, apenas indicando uma conversa já tida e um pedido já feito, e aquele momento era apenas para dizer, "está na hora".

        — Severo — disse Dumbledore, voltando-se para Snape — Você sabe o que preciso lhe pedir para fazer. Se estiver disposto... se estiver preparado...
         — Estou — disse Snape.
      O professor parecia um pouco mais pálido do que o habitual, e seus olhos frios e negros brilharam estranhamente.
        — Então, boa sorte — e o diretor acompanhou, com uma certa apreensão no rosto, Snape partir em seguida a Sirius sem dizer palavra.




Podemos esperar ainda mais enigmas vindos de Snape.


* * *

Dia 05/07 virá o resumo do próximo livro: Harry Potter e a Ordem da Fênix.





Um comentário:

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.