terça-feira, 5 de julho de 2011

PROJETO PRÉ-15 DE JULHO V [Resumo de Harry Potter e a Ordem da Fênix]


Continuamos hoje com a série de postagens em preparação a 15 de Julho. Hoje falaremos do quinto volume da série:







*   *   *

RESUMO DE
HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX

1. Harry Potter está crescendo, e definitivamente deixando a infância, mas o período é complicado.

         — Ninguém está negando o que ele fez! — disse a Sra. Weasley erguendo a voz, os punhos tremendo nos braços da cadeira — Mas ainda...
         — Ele não é mais criança! — retrucou Sirius, impaciente.
         — Tampouco é adulto! — disse a Sra. Weasley, a cor afluindo às suas faces (...)

E se já é difícil de definir, é ainda mais difícil de viver. Apenas para usar um termo comum, e tido por esta equipe como ainda impreciso, Harry agora é um adolescente. Nada que fazia sentido a um dia, faz sentido hoje, e não fará sentido amanhã.

2. No início do livro, vemos Harry Potter atormentado pelas dúvidas da adolescência. Ele está angustiado por permanecer na Rua dos Alfeneiros, cheio de raiva imaginando que fora esquecido, apesar de todos os seus feitos. Ele deseja voltar desesperadamente ao Mundo Mágico, e a raiva da falta de informações o faz cada vez mais irascível. Mas seu desejo é realizado: enquanto voltava para casa, depois de um passeio, dois dementadores atacam a ele e ao primo Duda. Harry se defende, e invoca um Patrono, que expulsa os dementadores. E quando garoto pensa que está seguro, alguém surge as suas costas: a Sra. Figg, a vizinha que ele conhece desde a infância, e que sabe que ele é um bruxo.

3. Harry recebe uma carta do Ministério avisando que por ter usado um feitiço fora da escola e na presença de um trouxa, Harry estava expulso de Hogwarts. Harry mal absorve essa informação, e Tio Válter decide mandar Harry para fora de casa. Outras cartas chegam: em uma o Ministério, influenciado por Dumbledore, desiste da expulsão imediata, mas marca uma audiência disciplinar. E uma última e misterioso bilhete-berrador, grita que Tia Petúnia devia se lembrar da última, e ela própria induz ao marido a deixar Harry continuar com eles.

4. E depois de semanas sem notícias, Harry de repente se vê arrastado ao Mundo Mágico: levado para Londres por um grupo de bruxos que estariam fazendo a sua guarda, entrando numa estranha casa inflada entre outras duas: o Largo Grimmauld, n°. 12. O lugar é sinistro, e a primeira impressão é que pertenceu a um bruxo das Trevas. Finalmente Harry encontra Rony e Hermione, e eles lhe contam que a casa é a Sede da Ordem da Fênix, criada por Dumbledore para lutar contra Você-Sabe-Quem da primeira vez. Mesmo depois de tudo isso, a raiva e desapontamento ruminados durante metade do verão explodem, e Harry desconta toda a sua raiva no amigos. Felizmente, ele se acalma, e eles podem finalmente conversar.

5. Durante o jantar daquela mesma noite, Harry fica sabendo que é exatamente a Ordem: os membros agem como espiões, infiltrando-se em diversos lugares ou seguindo Comensais conhecidos. Mas mais importante, Harry descobre que Fudge não mudara a sua opinião desde o final de Junho, e estava pior: ele começou uma perseguição pública contra Dumbledore, desacreditando-o, levando a população bruxa a crer que o Diretor de Hogwarts estava ficando caduco, e que Harry Potter, por dizer que Voldemort retornara, era um mentiroso louco por atenção. Fudge acredita que Harry e Dumbledore estão tentando desestabilizar o seu governo, para enfim derrubá-lo, e Dumbledore assumir o Ministério.

6. Mas há mais que a Ordem faz. Aparentemente eles estão tentando barrar Voldemort de atingir certos objetivos. Na conversa, Sirius dá a entender que existe uma espécie de "arma", mas ninguém deixa Sirius terminar de explicar. E enquanto a Ordem da Fênix age contra Você-Sabe-Quem, Harry está ocupado com outras coisas.

7. Harry, Hermione, e os garotos Weasley, coordenados pela Sra. Weasley, estão travando uma guerra contra a casa do Largo Grimmauld, 12. Sim, guerra não é exagero. Há infestações de fadas mordentes, objetos encantados que atacam (uma calça, por exemplo, tentou estrangular Rony; uma caixinha de música cujo som deixou todos sonolentos; também havia um medalhão que não pode ser aberto). Tudo isso e um monte de outras coisas, foram para o lixo. Teriam sido mais coisas se Monstro, um velho elfo doméstico servidor da Família Black, não estivesse afanando vários objetos do lixo e levando para seu armário, com a desculpa de proteger esses objetos dos invasores da casa de sua senhora, a sua antiga dona e mãe do Sirius.

8. Finalmente vem a Audiência Disciplinar no Ministério, que apenas serve de pretexto ao Fudge de renovar as suas opiniões sobre Harry e Dumbledore. O raciocínio lógico de Dumbledore se sobressai, e Harry é livre das acusações, mas o diretor desvia o seu olhar de Harry em todas as vezes que o garoto tenta olhá-lo, e isso tira um pouco a felicidade do garoto de estar livre para voltar a Hogwarts.

9. O retorno a Hogwarts deveria ser agradável, mas a cada nova hora, tudo parece diferente: são Rony, Hermione e Draco Malfoy se tornando Monitores, Hagrid não estar presente na Plataforma de Hogsmeade nem no banquete de abertura, o Chapéu Seletor não simplesmente cantar mas aconselhar a escola a unir contra o mal que cresce. Há também um novo personagem que deve-se salientar: Luna Lovegood, uma garota de cabelos louros, brincos de rabanetes e colar de rolhas. Uma garota muito estranha, ainda por sempre falar de animais fantásticos que não existem, mas certamente curiosa por dizer verdades incômodas de uma maneira que não ofende. Ah, e claro, o fato das carruagens agora não serem mais simplesmente mágicas, mas puxadas por cavalos draconianos que logo de cara, apenas Harry e Luna enxergam.

10. Mas decididamente a pior das novidades é a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas: Dolores Jane Umbridge, enviada do Ministro Fudge para fiscalizar (espionar) a Escola de Hogwarts. No discurso inaugural de sua aula, ela fala de maneira doce sobre como a ensino está sendo "melhorado", mas Hermione nota que eles não vão praticar a magia, apenas estudar a teoria. E Harry Potter, em sua raiva contida adolescente novamente inflamada, ele grita com a nova professora, e ele termina numa terrível detenção: escrever as palavras "Não devo contar mentiras" num papel com uma pena especial, que faz gravar essas palavras no dorso da mão do garoto.

11. O ano letivo continua com as ações de Umbridge que vão, aos poucos, colocando as liberdades e privilégios dos alunos sob o seu controle pessoal, e até mesmo controle sob os outros professores (sempre apoiada pelo Ministro). Exatamente por isso que Hermione e Rony tem a ideia de Harry dar-lhes aula de Defesa, uma vez que a Umbridge se recusa. Muitos outros apoiam a medida, e formam um grupo secreto: A Armada de Dumbledore, que se reúne na Sala Precisa (um lugar mágico dentro do castelo em que as portas podem não ser visíveis, dependendo da necessidade da pessoa que precisa dela, e daí o seu nome).

12. Hagrid finalmente aparece. Ele estava em uma missão secreta para a Ordem da Fênix: recrutando gigantes nas montanhas europeias. Madame Maxime, diretora de Beauxbatons,  fora com ele. Mas ao afinal, Voldemort conseguira manipular os gigantes para um acordo com ele, e a missão de Hagrid fracassa. Mesmo assim, por alguma razão, ele demorou muito tempo para voltar.

13. Harry sempre teve sonhos perturbadores com Voldemort, desde o primeiro ano, mas este superou todos: Harry sonha que está dentro (ou ele própria seria) uma cobra. E nessa forma, ele passa por um corredor de pedra negra, e ao final encontra um homem, o Sr.Weasley, e o ataca, deixando-o mortalmente ferido. Harry acorda assustado e temeroso que fosse ele próprio que fizera aquilo. Mesmo sendo um sonho, a Professora McGonagall acredita nele e o leva até Dumbledore, que envia Harry e os garotos Weasley ao Largo Grimmauld, e também manda avisar as pessoas certas de que Arthur Weasley estava ferido.

14. Depois de um natal conturbado cheio de ideias negativas sobre si mesmo, e medo de atacar mais alguém, Harry volta a Hogwarts com ordens de Dumbledore de ter aulas de Oclumência com Snape. Oclumência é a arte de proteger a própria mente de ataques externos (Legilimência). Harry precisa dessas aulas, por que, por algum motivo, o feitiço que deu errado e gerou a cicatriz na sua testa, também fez nascer um elo entre a mente de Harry e de Voldemort.

15. Particularmente para esta Equipe, o capítulo mais perturbador de todo o livro é este "Capítulo 28 – A Pior Lembrança de Snape", em que vemos o que Snape sempre afirmou e ninguém quis acreditar, que Tiago Potter na escola era de fato um babaca exibicionista. Nesse capítulo, Harry assiste, com tristeza, Lilian brigando com Tiago que estava agindo como Malfoy agiria. Snape chama a Lilian Evans (a mãe de Harry), de Sangue-Ruim, que é um xingamento pesado no mundo mágico para quem Nasceu Trouxa.

16. Descobrimos então por que Hagrid demorara a voltar: por causa de seu meio-irmão, o gigante Grope, que mal fala inglês e tem o hábito de arrancar árvores pela raiz.

17. Durante o último teste dos Níveis Ordinários em Magia (N.O.M.s), Harry tem um sonho vivido e real onde Voldemort estava no Departamento de Mistério, no Ministério da Magia, e ele torturava Sirius, prometendo matá-lo. Harry decide ir correndo para lá, mas muitas coisas acontecem: ele é pego pela Umbridge, e para se livrar dela, Hermione inventa uma mentira de uma arma escondida na Floresta Proibida.  Umbridge ordena a Harry e Hermione que eles a levem até a dita arma. Mas quando chegam lá, encontram-se com um bando de centauros, que atacam Umbridge e por pouco não atacam também os garotos, que foram salvos por Grope. Enquanto o gigante briga com os centauros, Harry e Hermione conseguem fugir, cobertos com o sangue de Grope.

18. Quando menos esperam, surgem Gina, Rony, Neville e Luna, que fugiram de seus captores, e foram atrás de Harry e Hermione. Montados em Testrálios (as tais criaturas raptilianas que Harry julgara cavalos draconianos), o grupo de seis adolescentes vão até o Ministério, e então até o Departamento de Mistérios, um lugar esquisito cheio de salas que estudam assuntos diversos. Quando Harry enfim chega ao lugar de seu sonho, que julgava estar Sirius, não encontra ninguém, nem Sirius nem Voldemort. Mas encontra outra coisa: uma pequena esfera de vidro e uma plaqueta sob ela, com o seu nome.

19. Ao pegar a esfera, começa uma batalha pela sua posse: surgem Comensais da Morte, entre eles Lúcio Malfoy e Belatriz Lestrange, que exigem a esfera de vidro. Os garotos correm, e tentam fugir. No meio da corrida se separam e encontram os membros da Ordem da Fênix, incluindo Sirius, que luta com os Comensais. Em meio ao caos da batalha a esfera se quebra, e Harry vê um espécie de fantasma surgir de dentro dela por alguns segundos, mas não ouve o que diz. Mas o fato da esfera ter quebrado perde totalmente a importância quando Harry assiste a luta de Sirius e Belatriz, em que o padrinho perde, sendo morto pela prima, que foge.

20. Harry não consegue enfeitiçar Belatriz com uma maldição imperdoável, e logo surge o  próprio Lord Voldemort, que teria matado Harry se não fosse pela intervenção de Dumbledore e o grandioso duelo que e segue. Duelo que termina quando Voldemort tenta fazer Dumbledore matar Harry, possuindo o garoto. Incrivelmente, o remorso e dor pela perda de Sirius conseguem que Voldemort tome aquela possessão extremamente dolorosa, e ele mesmo desfaz a possessão e foge, levando Belatriz consigo. Poucos antes de partir Voldemort é visto por várias pessoas do Ministério, incluindo Fudge, que enfim é forçado crer nessa terrível verdade, que Você-Sabe-Quem estava vivo.

22. A tradicional conversa entre Harry e Dumbledore no fim do ano acontece num momento de grande tristeza, e a raiva natural da adolescência, faz Harry sair quebrando metade do escritório do diretor, e quando  se acalma, Dumbledore lhe conta aquilo que vinha adiando a vários anos: havia uma  profecia sobre Harry e Voldemort, e duas pessoas a ouviram. A primeira, apenas a parte inicial da profecia, era um Comensal da Morte que avisou a Voldemort que nasceria alguém capaz de derrotá-lo. A segunda, que ouviu a profecia completa, era Dumbledore, e ele lhe conta todo o conteúdo.



----------------------------------------------
OBSERVAÇÃO:
A profecia e tudo relacionado a ela será tratado em outra postagem deste mesmo Projeto Pré-15, portando apenas citaremos as consequências dela neste post.
----------------------------------------------


Dumbledore também lhe conta que a visão que tivera de Sirius sendo torturado, fora criada por Voldemort para iludir Harry e levar o garoto até o Ministério, onde Harry encontraria a Profecia, e onde seus Comensais da Morte estariam a postos para tirar a profecia do garoto. Harry se culpa pela morte do padrinho, e desesperado, (um momento muito forte para aqueles que já perderam alguém) Harry chama Sirius através de um espelho que fora presente do padrinho. O garoto é forçado a ver que o padrinho estava morto, e que nunca mais poderia falar com ele. Com raiva, Harry joga o espelho encantado de volta ao seu malão, que parte em mil pedaços.

23. Harry fica realmente apavorado com a existência da Profecia. Era, o tempo todo, essa  profecia, aquela esfera de vidro, que Voldemort buscou o ano todo. Era esta a arma que ele queria, pois nada no trecho inicial indicava que Harry se tornaria tão forte quanto pareceu no ano anterior no duelo que travaram no cemitério, portando ouvi-la inteira poderia indicar uma maneira de derrotar Potter.

24. Com a sua revelação pública, Voldemort não mais se retrai e começa a Segunda Guerra, no qual todos estão em perigo, e a qual só verá fim no final do sétimo volume, exatamente o filme do dia 15 de Julho. Antes de acabarmos, temos algumas observações sobre dois personagens, que aliás, temos seguido nas últimas quatro postagens.

25. E novamente ele se torna confuso. Severo Snape continua frio, cruel e sarcástico, mas desta vez vemos que ele sempre teve razão em odiar Tiago e Sirius. Harry termina odiando o professor de Poções e culpando-o da morte do padrinho, mas isso é mais para desencargo de consciência do que um fato. Snape ainda é o que é, e fica difícil saber ao lado de quem ele está. Sabe-se agora que a missão dada por Dumbledore era Snape voltar a Voldemort, e espioná-lo. Mas ainda resta aquela pergunta incômoda: dá realmente para confiar em Severo Snape?

26. Neville Longbottom finalmente demonstra a sua coragem (excetuando a passagem rápida ao final do primeiro volume em que ele enfrenta os amigos). Neville se junta a Armada de Dumbledore, e treina exaustivamente todos esses meses. O seu esforço, nós sabemos, é em decorrente de um fogo interior de vingar os pais. Vemos também essa coragem ao acompanhar os amigos ao Ministério, e lutar e defender os amigos de Comensais, de ser torturado e mesmo assim continuar a gritar "Não entregue a profecia". Neville sempre foi subestimado, e aparentemente continuará sendo. Mas temos a certeza de que ele também é um grande bruxo, e que seus feitos heroicos serão tão famosos quanto do amigo, mesmo sem uma cicatriz na testa.



*   *   *

Dia 07/07 virá o resumo do próximo livro: Harry Potter e o Enigma do Príncipe.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.