terça-feira, 12 de julho de 2011

PROJETO PRÉ-15 DE JULHO VIII [Horcrux: O que são e Onde estão]

Continuamos hoje com a série de postagens em preparação a 15 de Julho. Faltando apenas 2 dias, hoje nós trataremos das Horcruxes de Lord Voldemort











-----------------
-----------------------------------------
----------------

Como esta postagem quer apenas rever o tema das horcruxes,
e não quer atrapalhar o filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2", dia 15/07,
NÓS NÃO IREMOS REVELAR SPOILERS
pode ler sem medo
portanto todas as informações sobre horcruxes que vamos tratar,
estão apenas entre o que conhecemos até o final do sexto volume,
antes de começar o sétimo e último volume 

-----------------
-----------------------------------------
----------------



HORCRUX:
O QUE SÃO - COMO SÃO CRIADAS - ONDE ESTÃO

1. Bem, nós chegamos a um dos temas mais espinhosos de toda a nossa jornada por esta aventura, e uma das mais tenebrosas também para Harry Potter. O conceito de horcrux é algo novo em matéria de magia das trevas de ficção, e não foi visto por nós, da Equipe, em nenhum outro livro ou história, mesmo em passagem. Só podemos supor que as horcruxes surgiu da mente esplêndida e fértil de J.K. Rowling. Como o tema em si é complexo, este resumo responderá as perguntas mais comuns entre os leigos e também entre os fãs.

2. O QUE É HORCRUX?
Horcrux se refere a um objeto das trevas onde parte da alma de bruxo é guardada, de modo a mantê-lo vivo caso o seu corpo seja atacado. É uma das maneiras para se atingir a imortalidade, mas uma vez que para tanto é preciso cometer terríveis crimes, criar uma horcrux é estritamente proibido.

3. QUEM INVENTOU AS HORCRUXES?

O primeiro bruxo que se tem notícia de ter criado uma horcrux, foi Herpo, o Sujo (Herpo the Foul, no original), um bruxo das trevas que viveu na Grécia a mais de mil anos. Além de ter criado inúmeras maldições, ele também é conhecido por ter sido ofidioclota e ser aquele que criou o primeiro Basilisco (Um currículo e tanto, não é?).


4. Herpo, em suas experiências, criou apenas uma horcrux, mas Lord Voldemort, Dumbledore suspeita, superou o nível de maldade normal ao criar sete horcruxes, que foram protegidas por poderosos feitiços e escondidas em locais secretos e ermos, em qualquer parte do mundo.

5. POR QUE SETE HORCRUXES? POR QUE NÃO SEIS OU OITO, OU MAIS?
Em sua ambição de se tornar o bruxo mais poderoso do mundo, desde os seus 16 anos, Lord Voldemort tem se apegado a velhas superstições e crenças populares. Por exemplo, o fato de detestar o seu nome, Tom, é por que na Inglaterra esse nome é comum, e ele se julga superior aos demais, especial, e por isso decidiu criar um novo nome.

Na questão delicada das horcruxes, ele continua a demonstrar o seu apego as superstições.
(...) será que uma Horcrux serve para alguma coisa? Pode-se dividir a alma apenas uma vez? Não seria melhor, fortaleceria mais a pessoa, se ela dividisse a alma em várias partes? Quero dizer, por exemplo, sete não é o número mágico mais poderoso, será que sete...? (...)
Se sete realmente é, ou não, o número mágico mais poderoso, não está em questão. Mas se Lord Voldemort acreditava nisso, ele pode ter realmente ido tão longe em sua ânsia de se tornar imortal, de superar o que ele chama de vergonhosa fraqueza da morte, que pode ter criado 7 horcruxes. Superando não apenas Herpo, mas ido mais longe que qualquer outro dentro da esfera normal de maldades.

6. O QUE ELE USOU PARA DEPOSITAR AS PARTES DE SUA ALMA?
O próprio Harry questiona Dumbledore, dizendo se as horcruxes podem ser qualquer coisa, desde latas velhas ou frascos de poções vazios. Mas Dumbledore lhe explica que isso seria mais Chaves de Portal, coisas comuns, o que certamente Lord Voldemort não se julga.

Outra vez Voldemort se mostra supersticioso ao crer que somente grandes objetos de valor mágico ou histórico, mereceriam receber uma parte de sua alma. Em suma, relíquias históricas que não apenas ele valorizava, mas todos respeitavam. E como Dumbledore é realmente bem esperto, conclui também que a fascinação de Voldemort por Hogwarts teria sido crucial nesse ponto, e que as relíquias históricas teria algo haver com a escola ou com os seus fundadores, dos quais ele sabe que é descendente de um deles.



7. QUAIS SÃO? ONDE ESTÃO?
Muito bem, então Voldemort criou as horcruxes. Agora, quais são e onde estão?

8. PRIMEIRA HORCRUX
A primeira horcrux criada foi antes mesmo da conversa de Riddle e Slughorn, pouco tempo antes, quando Voldemort descobriu onde estava e como usar a Câmara Secreta. Sim, a primeira horcrux era o Diário de Tom Riddle, feita para lembrar a todos que ele era o Herdeiro de Slytherin, coisa que não pode admitir na época.

Criado com a morte da Murta Que Geme, o Diário não era uma joia de família ou uma relíquia histórica como as outras viriam a ser, mas essa horcrux lembrava ao mundo quem ele era. Não revelar a sua origem sanguínea seria um desperdício do tempo e trabalho que empregou em seu tempo em Hogwarts para encontrar e usar a Câmara Secreta.

Após muitos e muitos anos, Voldemort decidiu confiar em seu maior e mais confiável Tenente na época, Lúcio Malfoy, para guardar o Diário em segurança. No entanto, não revelou a sua verdadeira natureza, e apenas disse que o Diário seria capaz de possuir alguém e abrir a Câmara Secreta. Lúcio, após 11 anos do desaparecimento de seu mestre, que julgava morto, usou o Diário em um plano pessoal para manchar a reputação da Família Weasley, que possuía divergências políticas. O Diário acabou destruído por Harry Potter, que o perfurou com uma presa de basilisco.

9. SEGUNDA HORCRUX
Possivelmente depois de sua aventura com a Câmara Secreta, e também antes de conversar com Slughorn, Riddle pode ter criado a sua segunda horcrux. Depois de sua visita a cabana dos Gaunt, ao tio Morfino, e a visita ao pai e avós, nós bem podemos imaginar o que ele fez: após roubar o anel de Servolo, Tom Riddle matou o pai e os avós e é provável que sendo o seu pai um trouxa, coisa que ele aprendeu a abominar, Tom Riddle considerou que a sua morte era muito importante, e sendo por coincidência logo depois de conseguir uma inestimável joia de família, a ligação entre as duas torna-se fácil de visualizar.

Portanto o Anel de Servolo também se tornou uma horcrux, e ele usou o assassinato do pai para criá-la. Muito tempo depois, talvez quando retornou ao país depois de muitos anos viajando pelo mundo, quando o tio Morfino provavelmente já havia morrido na prisão de Azkaban (pelo culpa na morte dos trouxas Riddle, culpa que Voldemort o impingira), Voldemort voltou a cabana onde morara os seus últimos antepassados conhecidos, e escondera o Anel ali, sob poderosos encantamentos e uma terrível maldição.

Dumbledore encontrou o casebre dos Gaunt, e também encontrou o Anel. Por alguma razão ainda desconhecida no final do sexto volume, Dumbledore pôs o anel no dedo, e assim desencadeou a maldição. Mas como procurava por uma horcrux, é de supor que ele sabia que haveria algo assim se tentasse usar o anel. Por que então ele usou?


De volta a Hogwarts, Dumbledore usou a espada de Gryffindor para destruir a horcrux no anel, mesmo assim ele perdera um tempo precioso, e a mão direita foi perdida para a maldição. Aparentemente, o que evitou que Dumbledore morresse pela maldição, na época, fora a intervenção de Severo Snape. Estranho não?

10. TERCEIRA HORCRUX
Anos mais tarde, ao terminar a escola, Riddle criou a sua terceira horcrux, quando descobriu uma relíquia histórica de Hogwarts, uma Taça com propriedades mágicas que pertencera, mil anos atrás, a Helga Hufflepuff, fundadora da Casa Lufa-Lufa.

Essa preciosa relíquia fora roubada de Hepzibah Smith, descente direta de Helga Hufflepuff. Voldemort criou mais essa horcrux com a morte de Hepzibah Smith.

Essa é uma das quais sabemos muito pouco. Sabe-se que Voldemort roubou a Taça e que matou a dona antiga dona, mas depois disso o rastro desaparece. Não sabemos onde está escondida, nem que tipo de feitiços a protege.



11. QUARTA HORCRUX
Juntamente com a Taça, Riddle também roubou um precioso medalhão de ouro, e que pertenceu, séculos atrás, a Salazar Slytherin. Como Tom Riddle sabia que era seu descendente e herdeiro, ele se julgou dono do medalhão antes mesmo de matar a velha Hepzibah.

Pequeno, do tamanho de um ovo de galinha, feito de ouro, com um belo S floreado feito de pequenas pedras de esmeraldas, o medalhão foi escondido numa caverna, onde na infância, Tom Riddle atormentara os seus colegas do orfanato. Harry e Dumbledore visitaram essa caverna ao final do sexto volume. Dentro da caverna, havia uma segunda caverna, e dentro desta última havia um Lago repleto de Inferi (cadáveres animados por magia negra), e no centro do lago, numa ilhota de rocha lisa e plana, havia um pedestal com uma bacia de pedra cheia de uma misteriosa poção verde. O medalhão estava mergulhado nessa poção.

Esse foi um dos capítulos mais dramáticos do livro, perdendo para a morte de Dumbledore no capítulo seguinte. Dumbledore conclui que a poção teria que ser bebida.
          — Mas como alcançá-la? A poção não aceita ser penetrada à mão, desaparecida ou dividida ou apanhada ou aspirada, nem pode ser transfigurada, encantada, tampouco alterada em sua natureza — quase distraído, Dumbledore tornou a erguer a varinha, girou-a no ar e recolheu uma taça de cristal que acabara de conjurar do nada — Só posso concluir que essa poção deve ser bebida.

A poção o enfraqueceu, era um veneno lento que não mata mas apenas debilita. Talvez se não fosse por essa poção, as coisas no alto da Torre de Astronomia teriam sido diferentes. De qualquer maneira, o sacrifício de Dumbledore fora em vão, pois o medalhão que estava lá dentro era falso, e dentro havia um bilhete enigmático:

 

Ao Lorde das Trevas,
             Sei que há muito estarei morto quando ler isto, mas quero que saiba que fui eu quem descobriu o seu segredo. Roubei a Horcrux verdadeira e pretendo destruí-la assim que puder. Enfrento a morte na esperança de que, quando você encontrar um adversário à altura, terá se tornado outra vez mortal.

         R.A.B.

 


Não se sabe nem se tem pista de quem seja R.A.B., nem se ele (ou ela), destruiu o medalhão. Pelo sim ou pelo não, Harry ainda deve procurar quem seja R.A.B. e o medalhão, para ter certeza de que foi destruído.

12. QUINTA HORCRUX
Dumbledore não conseguiu descobrir se Voldemort encontrou algo de Ravenclaw ou de Gryffindor, os outros fundadores de Hogwarts. A relíquia mais conhecida de Gryffindor é a sua espada, que repousa numa redoma de cristal na Sala do Diretor, em Hogwarts. Quanto a Ravenclaw, não parece haver alguma relíquia conhecida publicamente, e se assim é, como Harry irá descobri-la?

Assim sendo, não se sabe de nada: nem qual objeto guarda a horcrux, onde está escondida, ou os feitiços que a protegem.

13. SEXTA HORCRUX
Incrivelmente, Dumbledore argumenta que a sexta horcrux não era nem joia nem relíquia histórica, mas a famosa cobra que Voldemort mantém como animal de estimação. Sim, Nagini. Harry duvida no início, pois afinal, não seria prudente transformar em uma horcrux uma coisa viva. Mas Dumbledore argumenta visto tal o controle que Voldemort tem desse animal.

Especula-se que essa horcrux fora criada com a morte de Berta Jorkins, que Voldemort encontrou e torturou na Albânia. Apesar do fato de estar viva, não será fácil destruí-la.

Nagini já foi mandada espionar a mando de Voldemort uma vez. Era a Nagini que tentou entrar o Departamento de Mistérios para roubar, ou pelo menos, espionar a profecia. Fora ela que atacou o Sr. Weasley, e depois desapareceu rapidamente.

Seu esconderijo é simples: sempre perto de Voldemort, ou em missões sob contato e controle mental dele.

14. SÉTIMA HORCRUX
Essa será a mais difícil de derrotar, pois é o pedaço da alma que habita o corpo de Lord Voldemort, o pedaço que o manteve vivo após o ricochete da Maldição da Morte quando ele tentou matar o Bebê-Harry Potter.

15. A Equipe PotterExpress elaborou um quadro com as informações mais básicas das horcruxes:




*   *   *



Dia 14/07, na véspera da estréia de "Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2" virá a próxima postagem, o resumo da primeira parte do livro "Harry Potter e as Relíquias da Morte", o sétimo e último volume a virar filme.



Um comentário:

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.