quinta-feira, 14 de julho de 2011

PROJETO PRÉ-15 DE JULHO IX [Resumo de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1]


Continuamos hoje com a série de postagens em preparação a 15 de Julho. Hoje falaremos da primeira parte do sétimo volume da série:










*   *   *

RESUMO DE
HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE
PRIMEIRA PARTE


1. O último volume da Série Harry Potter é o preferido da maioria dos fãs por diversos motivos. Entre eles está a quantidade de cenas de ação, e claro, outros motivos são as pontas sendo amarradas, onde cada pergunta que o leitor nunca reparara, ou uma pergunta que julgava sem resposta, ou pior, perguntas que julgava respondidas e que a realidade despenca como uma avalanche. Rowling conseguiu prender a nossa atenção, e jamais conseguimos desconfiar do final, completamente imprevisível em sua previsibilidade. Entre muitos outros motivos, também para esta Equipe, Harry Potter e as Relíquias da Morte é o melhor livro dos sete da Série, e um dos melhores dos 12 livros da Saga Completa. 

A menos de 24 horas do lançamento do filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2”, no dia de amanhã, filme referente aos capítulos 24 à 36 e o Epílogo do sétimo volume, nós não iremos revelar nenhum informação que comprometa a sua diversão ao assistir o capítulo final e épico nos filmes, amanhã.

2. O livro começa com a cena sinistra na Mansão Malfoy em que Voldemort faz seus planos para derrubar o Ministério, matar o ministro, e tomar conta de todo mundo bruxo. Mas vemos mais do que isso. Severo Snape sabe quando Harry será transferido da Rua dos Alfeneiros graças a um informante que ele já havia informado ao Lorde das Trevas. Também vemos o triunfo de Lord Voldemort ao dizer que naquele momento sabia do ponto do fraco de Potter: o que protegia era o núcleo gêmeos de suas varinhas, e que se usasse qualquer varinha emprestada, essa proteção não teria poder, e ele enfim poderia matar o garoto.

3. Entre a partida, para sempre, dos Dursley, e a tristeza pela morte de Dumbledore, Harry recebe a visita de um bando de bruxos em seu jardim. O plano é simples, usar a Poção Polissuco, com um fio de cabelo de Harry, para transformar seis pessoas em duplos de Harry. E assim, ao saírem da Alfeneiros, cada um para um lado, os Comensais da Morte não saberão qual é o Harry verdadeiro. A ideia foi de Mundungo Fletcher, o notório trapaceiro membro da Ordem. Esse plano é apenas uma precaução, uma vez que a Ordem da Fênix não julga Voldemort sabedor do dia da partida.

4. O plano fracassa, pois os Comensais da Morte, e o próprio Voldemort, estavam a espera. Hagrid leva o Harry verdadeiro na moto do Sirius. Hagrid rompe a barreira, e consegue fugir, alguns Comensais vão em perseguição. No meio da luta Harry é reconhecido, e Voldemort, voando sem vassoura nem testrálio, ataca os dois. A varinha de Harry reconhece Voldemort antes de Harry vê-lo, e jorra labaredas douradas sem Harry querer, feitiço que o próprio Harry não sabe fazer.


5. A chegada à "A Toca" é triste, pois nem todos retornam. Alastor Moody morre em combate, morto por Voldemort, Mundungo desaparata de medo de Você-Sabe-Quem. Jorge sofre um ataque de Snape, com Sectumsempra, e perde uma orelha.


6. Os planos de Rony e Hermione de seguir Harry em sua busca das Horcruxes continua forte. Os amigos se preparam para proteger as suas famílias enquanto viajam. Hermione conseguira alguns livros de magia negra do escritório de Dumbledore para estudar sobre horcrux, e descobre que pouca coisa pode destruir uma horcrux.

7. O Ministro Scrimgeour vai até a Toca para abrir o Testamento de Alvo Dumbledore. Entre os pertences legados a própria escola, havia 4 itens para o nosso querido Trio.

Para Hermione, Dumbledore deixa um livro infantil: Os Contos Beedle, o Bardo.

Para Rony, Dumbledore lhe lega o seu desiluminador (aquele aparelho que parece um isqueiro e que absorve luzes, usado na primeira cena do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Para Harry, Dumbledore deixa dois pertences, mas o Ministro apenas lhe entrega um deles: um Pomo de Ouro, que se afirma ser aquele da primeira parte de quadribol. O outro pertence era a Espada de Gryffindor, mas Scrimgeour afirma que a Espada não era de Dumbledore para dá-la, e que ela sendo uma importante peça histórica, continuará onde está: em uma redoma de cristal na Sala do Diretor, em Hogwarts.

8. Durante a festa de casamento, Harry conhece uma curiosa pessoa: Xenofílio Lovegood, o pai de Luna. Vitor Krum quase sai em duelo com Xeno Lovegood por causa de um medalhão que Xeno usava, e que Krum afirmava ser a marca do famoso bruxo das trevas, Grindelwald, que todos sabiam ter sido derrotado por Dumbledore em 1945. O símbolo que Krum afirmava ser de Grindelwald, era este ao lado.

Ao final do casamento, todos recebem o aviso de que Scrimgeour estava morto, e o ministério caíra. Buscando fugir dos Comensais da Morte que invadiram a "A Toca", Harry, Rony e Hermione desaparatam e acabam no meio de Londres.

9. Para se esconder por algum tempo, o trio vai até a casa no Largo Grimmauld, 12, a Sede da Ordem da Fênix, vazia desde a morte de Dumbledore, que era o Fiel do Segredo do Feitiço Fidelius que protegia a casa. Eles passam a noite na casa. Na manhã seguinte, enquanto exploram o lugar, eles se deparam com a placa no quarto do irmão do Sirius Black, e que se chamava Régulo Arturo Black. Eles fazem ligação com R.A.B., e como ele fora Comensal da Morte, foi provavelmente pela proximidade com Voldemort que descobriu o segredo de sua horcrux, e por isso mesmo fácil de encontrar e roubar o medalhão.

10. O trio se lembra que havia um medalhão na casa, enquanto a limpavam, e que Monstro, salvou muitas coisas de serem jogadas no lixo. Ao invocar Monstro, e obrigá-lo a dizer a verdade, o elfo doméstico revela que o seu Senhor Régulo descobriu da existência do medalhão, e com Monstro ao seu lado, ele roubou o medalhão, deixando-se ficar no Lago, para permitir a fuga do elfo, e ordenando ao Monstro que voltasse ao Largo Grimmauld e destruísse o objeto. O que ele não conseguiu. No entanto, Monstro não pode entregar o medalhão aos garotos pois ele fora roubado meses antes, por Mundungo Fletcher. Harry pede a Monstro que encontre Mundungo. E o elfo vai em busca do trapaceiro.

11. Na sua ausência chega Lupin, e que lhes conta sobre a situação lá fora: que Harry agora é caçado como Indesejável N°. 1 pelo Ministério, agora controlado por Voldemort. E as coisas só melhoram, o Trio descobre que agora todas as crianças são obrigadas a ir a Hogwarts, e que o novo diretor da escola é Severo Snape. Mundungo é arrastado por Monstro, mas ele conta que não tem mais o medalhão, por que a deu como suborno a uma bruxa do Ministério: uma nossa velha conhecida, Dolores Umbridge.



12. Para resumir os próximos dois capítulos, Harry, Rony e Hermione conseguem entrar no Ministério da Magia e roubar o Medalhão de Slytherin do pescoço de Umbridge (um feito e tanto, vamos admitir!), mas no processo, um Comensal e levado ao Largo Grimmauld, e temendo que os Comensais possam entrar na casa, o Trio vai para bem longe, numa floresta.

13. Nesses próximos capítulos, eles têm outro problema: como destruir uma horcrux? Logo eles desvendam esse mistério quando sabem que artigos confeccionados por duendes pode absorver aquilo que os fortalece. Onde isso é útil? A Espada de Gryffindor fora feita por duendes, e Harry a usara para matar o basilisco, portanto a espada estaria impregnada de veneno daquele monstro. Por isso Dumbledore queria lhe deixar a espada, para que Harry a usasse para destruir horcruxes. Mas então eles descobrem que a espada fora mandada por Snape, para um cofre no Gringotes.

14. Harry então é envolvido em outra trama, uma que aconteceu muito tempo antes dele nascer. O choque de descobrir que Alvo Dumbledore fora amigo de Gerardo Grindelwald foi muito grande, não apenas para o leitor, bem como para Harry que se sente traído pelo Diretor nunca ter lhe revelado tudo isso.

15. Harry e Hermione fazem uma excursão para Godric’s Hollow, o vilarejo onde Harry nasceu, e onde Dumbeldore também morou um dia. Mas tudo sai errado, ele é atacado por Nagini, e por muito pouco Harry não dá de cara com Voldemort.

16. A primeira luz no fim do túnel vem algum tempo depois, quando um patrono na forma de corsa prateada leva Harry até um poço congelado, onde dentro, milagrosamente, está a espada de Gryffindor. Harry mergulha para apanhá-la, e quase morre afogado quando é salvo por Rony, que depois usa a espada para destruir a horcrux.

17. Intrigada com as muitas coincidências do misterioso símbolo triangular, Hermione aconselha Harry e Rony para visitarem Xenófilo Lovegood, e lhe perguntar sobre o simbolo que usou no dia do casamento. Para tanto, antes de falar, Xeno diz ser necessário ouvir o Conto dos Três Irmãos. Depois de ouvir o conto, Xeno diz que aquelas eram as Relíquias da Morte:


A Varinha das Varinhas:
(Xeno faz uma linha vertical num papel)

A Pedra da Ressurreição:
(Xeno desenha um círculo junto a linha)

E a Capa da Invisibilidade, formam juntas as Relíquias da Morte, e o misterioso símbolo triangular que tanto intrigou os garotos por meses:


(Xeno finaliza o símbolo, fazendo um triângulo
 ao redor da linha e do círculo)
18. Harry, Rony e Hermione discutem sobre o assunto, tentando ver onde a história poderia encaixar, e onde seria apenas um delírio do velho Xeno (lembremos que ele é o pai da Luna, e se é um pouco sonhadora, certamente foi influência dele). Rony e Hermione se tornam céticos das Relíquias. Mas Harry tem quase uma febre cerebral:

19. Harry Potter crê que a sua Capa da Invisibilidade é a Capa da Morte, e que a Pedra da Ressurreição está dentro do Pomo de Ouro, e mais, que talvez ele esteja destinado a possuir a Varinha das Varinhas, e que se somente se ele possuir as três relíquias, poderá derrotar Voldemort e combater as suas horcrux. Isso o deixa um pouco apático por um tempo, pois se torna meio obsessivo com a ideia de possuir as Relíquias da Morte.

20. Mas então ele puxado de volta a realidade quando ele, Rony e Hermione são capturados e levados para a Mansão Malfoy. Ele é reconhecido, e há grande animosidade entre os Malfoy, mas Belatriz Lestrange vê um dos pertences do Trio, a Espada de Gryffindor, e fica furiosa dizendo que eles roubaram de seu cofre no Gringotes, para onde enviara a pedido de Snape. Harry e Rony são aprisionados no porão, onde já estavam, um duende, Luna Lovegood e o Sr. Olivaras. Quando as esperanças parecem mínimas, surge Dobby, que ajuda a levar todos para o Chalé das Conchas, casa de Gui e Fleur. Hermione fora torturada por Belatriz, que berrava sobre que outros tesouros lhe foram roubados.

21. No momento certo, Harry e Rony tentam o resgate de Hermione, que se torna possível quando o lustre de repente se solta e se estilhaça no chão, sobre Belatriz e Hermione. Harry aproveita o momento de distração e apanha as varinhas confiscadas, todas, da mão de Draco Malfoy. E instantes depois, Dobby, que fora quem derrubara o lustre, consegue levá-los embora e em segurança para o Chalé das Conchas, embora Harry tenha notado um brilho prateado antes de desaparatarem da Mansão.

22. O capítulo termina com a emocionante e heroica morte de Dobby. O brilho prateado era uma faca atirada por Belatriz na direção do grupo, e terminara no peito do elfo. Harry (e unanimemente a Equipe PotterExpress), chorou a morte deste bravo elfo, que no fim deu a sua vida pela liberdade e bem estar dos amigos.

23. E apesar de não estar no final do capítulo 23 (onde o filme para com Harry), há uma cena retirada do final do capítulo seguinte, o "Capítulo 24 – O Fabricante de Varinhas", em que Lord Voldemort, descobrindo o esconderijo da Varinha das Varinhas, a toma para si, a varinha mais poderosa do mundo.


*   *   *


Nós terminamos a nossa jornada pelos resumos dos sete livros e assuntos relevantes ao filme, na meia-noite de hoje. Se um dos membros desta Equipe conseguir ir ao cinema (uma vez que em nossa cidade não há nenhum), nós postaremos a nossa opinião sobre o filme que aparenta, até o momento, ser o mais fantástico e espetacular de todos já feitos, não apenas da série Harry Potter, mas superando quaisquer outros candidatos aos melhores filmes do século.



Um comentário:

  1. sou fa do harry potter è uma pena qe ele vai parar de fazer

    ResponderExcluir

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.