quinta-feira, 7 de julho de 2011

PROJETO PRÉ-15 DE JULHO VI [Resumo de Harry Potter e o Enigma do Príncipe]


Continuamos hoje com a série de postagens em preparação a 15 de Julho. Hoje falaremos do sexto volume da série:







*   *   *

RESUMO DE
HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE

1. Passado o estágio complicado da adolescência, Harry está mais calmo, e muitos fãs dizem, mais engraçado e sarcástico nesse livro. É realmente uma pena que este livro guarde um acontecimento tão triste no final.

2. O livro começa com duas cenas que estão fora da presença ou conhecimento de Harry Potter. A primeira se trata da mudança de Ministro. O Primeiro-Ministro dos trouxas recebe a visita de Fudge, que fora demitido do cargo, e de Rufo Scrimgeour, recém empossado como novo Ministro da Magia.

3. A outra cena de que Harry não tem conhecimento, é a visita de Belatriz Lestrange e a sua irmã, Narcisa Malfoy, a alguém que Narcisa esperava que a ajudasse: Severo Snape. Aparentemente o Lorde das Trevas dera uma missão a Draco Malfoy, de que Narcisa julgava que o filho precisava de ajuda, e quem melhor que Snape, professor de que Draco sempre gostou. Belatriz é contra falar com Snape, pois o julga indigno de confiança, sem falar que acha que o Lorde das Trevas está sendo enganado por Snape, e sua dita lealdade. Para convencê-la do contrário, e impedi-la de interromper a conversa dele com Narcisa, Snape conta as duas como sempre fora leal ao Lorde das Trevas, mesmo durante os anos que apenas fingiu ter mudado de lado para ser protegido por Dumbledore do Ministério, que na época caçava Comensais da Morte e os enviava a Azkaban. Severo Snape afirma sempre foi leal a Lord Voldemort e tem, portanto, enganado Dumbledore, todos esses anos.

4. Ainda sobre a cena de Snape, Narcisa e Belatriz, devemos lembrar do Voto Perpétuo, feito por Snape, que consistia, em resumo, que Snape terminaria de missão de Draco, se o garoto não conseguisse.
         Narcisa falou:
       — Você, Severo, cuidará do meu filho Draco quando ele estiver tentando realizar o desejo do Lorde das Trevas?
         — Cuidarei.
        Uma fina língua de fogo-vivo saiu da varinha e envolveu as mãos como um arame em brasa.
        — E fará todo o possível para protegê-lo do mal?
         — Farei.
        Uma segunda língua de fogo saiu da varinha e se entrelaçou com a primeira, formando uma fina corrente luminosa.
     — E se necessário for... se parecer que Draco falhará — sussurrou Narcisa (a mão de Snape estremeceu, mas ele não a soltou) — Você terminará a tarefa que o Lorde das Trevas incumbiu Draco de realizar?
      Houve um momento de silêncio. Com a varinha sobre as mãos unidas dos dois, Belatriz observava de olhos arregalados.
   — Terminarei — jurou Snape.
Qual era missão de Draco ou qualquer detalhe sobre o que o garoto Malfoy teria que fazer, não nos é dada nenhuma dica ou pista.

5. Dumbledore visita Harry na Rua dos Alfeneiros, e lhe conta que o testamento do Sirius fora aberto e que ele, Harry, herdara algum ouro, o hipogrifo Bicuço, rebatizado de Asafugaz, e também a casa do Largo Grimmauld. Para confirmar que Harry era dono da casa (uma vez que ele não era um Black e a prima de Sirius, Belatriz, poderia ter direito ao lugar), Dumbledore convoca o elfo doméstico Monstro, que para seu desgosto, é obrigado a aceitar ordens de Harry. Resolvida essa questão, Dumbledore leva Harry a um missão noturna.

6. A missão era convencer um antigo amigo de Dumbledore a lecionar em Hogwarts, Horácio Slughorn. Dumbledore levara Harry junto pois Slughorn tinha fascinação por bruxos poderosos ou de fama. A mera presença de Harry já seria um argumento para que Slughorn desejasse voltar. No fim, Harry de fato convence o professor a voltar a Hogwarts, e Dumbledore, sorrindo, leva Harry para A Toca. Antes de partir, o diretor aconselha Harry a contar sobre a profecia para Rony e Hermione, os amigos de Harry mereciam essa confiança. E também avisa que este ano Harry teria aulas com ele.

7. Entre as novidades dos Weasley, está o casamento de Gui Weasley com Fleur Delacour. Nem Gina, Hermione ou a Sra. Weasley são a favor do casamento, mas não podem, é claro, se meter na vida de Gui. As notas dos N.O.M.s chegam, e Harry não atinge a nota mínima para o estudo avançado de poções no sexto ano. Sem essa matéria, Harry não poderá mais ser auror.

8. A loja dos gêmeos Weasley está cada vez mais popular, mas Harry, Rony e Hermione se distraem com outra coisa: Draco andando sozinho, de maneira esquiva, indo na direção da Travessa do Tranco. Usando a Capa da Invisibilidade, os três seguem Malfoy, que entra na Borgin & Burkes, falando ao dono sobre como consertar algo quebrado e que ele não deveria vender outra coisa.

9. O retorno a Hogwarts trás mudanças no corpo docente: Slughorn agora é novo mestre das Poções, e que Snape fora, finalmente, promovido ao seu almejado cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. McGonagall informa a Harry que o Prof. Slughorn o espera na aula de poções, ele não é tão exigente quanto Snape. Ele e Rony decidem continuar com Poções, mas não tem nem ingredientes nem livro. Os dois pegam livros usados no armário da sala de aula de poções, o livro de Harry está todo rabiscado, quase ilegível.

10. Na aula inaugural de poções, Harry tenta decifrar as anotações no seu livro, e incrivelmente, consegue um resultado perfeito, ganhando a reputação de ótimo preparador de poções e ganhando como prêmio um frasco de Felix Felicis, uma rara poção que dá sorte a quem a toma.

11. Harry finalmente tem a sua primeira aula com Dumbledore, que na verdade não ensinaria encantamentos poderosos (que sugerira Rony e Hermione). O diretor queria lhe passar certas informações que julgou muito importantes Harry passar a conhecer, agora que o garoto estava ciente da Profecia. Neste primeiro encontro, Dumbledore leva Harry para conhecer a família Gaunt: Servolo, Morfino e Mérope. Servolo se orgulha de ser descendente dos Peverell, os últimos da linhagem de Salazar Slytherin, e que possui até mesmo um anel com brasão dos Peverell e um medalhão que diz que pertenceu a próprio Salazar Slytherin. Morfino se parecia uma segunda edição de seu pai, preconceituoso e orgulhoso. Mérope, no entanto, não cultuava a pureza de seu sangue, e até tinha se apaixonado por um trouxa, um bonito rapaz do povoado próximo chamado Tom Riddle. Isso mesmo, essa era a família de Voldemort: seu avô Servolo, seu tio Morfino e sua mãe Mérope.

12. Como as aulas de Dumbledore são picadas e divididas por todo ano, neste resumo, a história de Tom Riddle será contada toda de uma vez.

13. Mérope Gaunt usou uma poção do amor, para conquistar Tom Riddle (pai), e se casar com ele. Quase um ano depois, ele começou a acreditar que o marido já estaria apaixonado por ela, e parou de dar a poção. Mas no momento em que o efeito da poção de amor passou, Tom pediu o divórcio e voltou para sua casa, abandonando Mérope grávida em Londres. Desesperada, Mérope vende o medalhão de Slytherin e pouco antes de dar a luz, ela chega a um orfanato. O menino nasceu numa hora e na hora seguinte Mérope morreu. Desde então o menino Tom (o nome do pai) Servolo (nome do avô materno) Riddle (sobrenome do pai) morou nesse orfanato. Ao seu redor, casos estranhos aconteciam, mas nunca havia provas de que ele era culpado. Quando Dumbledore o conheceu, aos 11 anos de idade, Tom Riddle se mostrou imperioso e altivo, quase arrogante. Quando ele chega a Hogwarts, ele parece ser o melhor dos alunos, o mais educado. Logo se tornou um dos favoritos dos professores, exceto Dumbledore, que apesar da segunda chance que dava ao garoto Riddle, ele manteve-se atento ao seu crescimento.

14. Por volta do quinto ou sexto ano, Riddle abriu a Câmara Secreta, mas teve que fechá-la pois a escola correu risco de fechar, e ele precisava terminar seus estudos mágicos para conseguir uma colocação no Mundo Mágico. Com 16 anos ele voltou a casa dos Gaunt em busca da família, e encontrou apenas seu tio Morfino (Servolo já havia morrido). Para resumir o encontro, Riddle ataca o tio, rouba o anel com brasão dos Peverell e a varinha do tio. Depois atravessa o vale, e mata os pais e os avós com a varinha do tio, colocando a culpa nele.

15. Ainda no sexto ano, Riddle faz uma pergunta incômoda ao mestre de poções da época, Horácio Slughorn: O que são Horcruxes? Mas na primeira vez que Harry assiste essa lembrança na Penseira, Dumbledore afirma que era uma lembrança falsa. Harry Potter, depois de muitos sacrifícios e problemas, consegue a memória verdadeira de Slughorn, usando a Poção Felix Felicis, a sorte líquida. Nessa memória crucial, Slughorn respondeu a pergunta sobre o que eram Horcruxes, e mais algumas perguntas que Riddle fez sobre o assunto.


---------------------
OBSERVAÇÃO:
As Horcruxes e tudo relacionado a elas será tratado em outra postagem deste mesmo Projeto Pré-15, portando apenas citaremos  a teoria básica.
Ass. Equipe PotterExpress.
---------------------


Em síntese, Horcrux é um objeto das Trevas em que um bruxo guarda parte de sua alma. Assim, se o seu corpo for atacado, ele não morre, pois há essa salva-guarda, um pedaço de sua alma ainda viva.

A primeira das horcruxes que Dumbledore encontrou foi o Diário de Riddle, que foi usada para abrir a Câmara Secreta e destruído por Harry Potter quatro anos antes, com uma presa de basilisco. A segunda horcruxe ele encontrou quando vasculhou a velha Casa dos Gaunt, e achou uma pequena caixa sob o assoalho, e dentro dela o anel com o brasão dos Peverell.

16. Depois que terminou a escola, Riddle começou a trabalhar na Borgin & Burkes, e nesse emprego, ele conseguiu não apenas encontrar o medalhão de Slytherin (do qual se julgava dono e herdeiro), e uma relíquia histórica de Hogwarts, uma taça de ouro que pertenceu a Helga Hufflepuff. Riddle então rouba o medalhão e a taça, mantando a antiga dona desses itens. Portanto Dumbledore acredita que o Medalhão de Slytherin e a Taça de Hufflepuff foram transformadas em horcruxes.

17. Um acontecimento estranho na época do Natal foi o incidente no caminho de volta entre Hogsmeade e a escola: Cátia Bell leva um misterioso pacote, que guando abre, se revela ser um colar de opalas que carregava uma maldição. Cátia Bell teve muita sorte, e pouquíssimo não morreu, mas passou vários meses no Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos.

18. Um incidente semelhante aconteceu em Março. Harry e Rony estavam no escritório de Slughorn, quando o professor quis fazer um brinde com hidromel. Ao primeiro gole, Rony começa a se contorcer e estrebuchar. Harry o salva de morrer envenenado com uma pedra de bezoar. O hidromel tinha sido enviado para Slughorn, e ele pretendia presenteá-lo a Dumbledore. Mas não o fez, e pouco ele próprio não é envenenado.

19. Harry continua sem saber o que Malfoy está fazendo, e então tem uma ideia, colocar a sua recente herança no encalço de Malfoy: Monstro, o elfo doméstico que herdara de Sirius. Dobby também o ajuda, e após alguns dias, eles informam a Harry que Draco está usando a Sala Precisa para esconder o que quer que precise de conserto. Sempre seguindo Malfoy, Harry um dia o encontra conversando com a Murta Que Geme. Ao ser descoberto, Malfoy começa um duelo, e Harry usa um feitiço que achou livro de poções, e que Harry havia descoberto pertencer ao Príncipe Mestiço. O feitiço era Sectumsempra, que causa sérios ferimentos em Malfoy. O garoto é salvo por Snape, que agindo rápido, fecha os ferimentos com um feitiço cujo som pareceu cantado.

20. Numa grande revelação, Harry descobre quem era a pessoa que ouvira a profecia de Trelawney atrás da porta, e que contara a Voldemort, fazendo o Lorde das Trevas caçar o Bebê-Harry, e por consequência, Lilian e Tiago Potter. Essa pessoa era Severo Snape. Harry invade furioso o escritório de Dumbledore procurando uma resposta, uma desculpa, mas Dumbledore diz que Snape sentia remorso pela morte de Lilian e Tiago Potter, e que fora por isso que ele deserdara das fileiras de Voldemort e se tornara espião para Dumbledore dentro dos Comensais da Morte. Harry dúvida e pede provas, mas Dumbledore afirma que tudo o que ele precisa é da palavra dele.

21. Mesmo após essa discussão, Dumbledore convida Harry para ir buscar uma nova horcrux. Para simplificar toda a aventura da horcrux, Harry e Dumbledore adentram uma caverna, e para pegar a horcrux Dumbledore toma uma poção desconhecida que o enfraquece muito. No fundo da bacia estava um medalhão, mas ele era uma horcrux falsa, com um bilhete dentro, falando que um tal RAB roubara a horcrux.

22. De volta a Hogwarts, Harry e Dumbledore pousam suas vassouras no topo da Torre de Astronomia, e Dumbledore pede que Harry chame Snape. Antes que chegue na escada, no entanto, ele se paralisa debaixo da Capa da Invisibilidade. Fora o diretor que paralisara Harry para protegê-lo, e nesse tempo crucial, não pode se defender, o atacante que subia a escada fizera voar para longe a varinha de Dumbledore: era Draco Malfoy.

Harry paralisado e invisível, Dumbledore enfraquecido e desarmado, e Draco apontando uma varinha para Draco, falando em matar o diretor. Draco confessa ter sido o responsável pelo colar amaldiçoada e pelo hidromel envenenado. Mas em de matar logo, Draco fica reticente em terminar a sua missão: como bem disse Dumbledore, não é tão fácil matar.

23. Quando Draco ainda está confuso, o barulho de batalha começa e pela escada surgem vários Comensais da Morte. A situação se torna ainda mais tensa, e então surge alguém inesperado: Snape. Dumbledore olha para Snape, e parece suplicar. Snape então mata Dumbledore, e todos fogem, Snape e Malfoy na dianteira.
        Mas outra voz chamara Snape pelo nome, baixinho.
        — Severo...
      O som assustou Harry mais que qualquer coisa naquela noite. Pela primeira vez, Dumbledore estava suplicando. Snape não respondeu, adiantou-se e tirou Malfoy do caminho com um empurrão. Os três Comensais da Morte recuaram calados. Até o lobisomem pareceu se encolher. Snape fitou Dumbledore por um momento, e havia repugnância e ódio gravados nas linhas duras do seu rosto.
        — Severo... por favor...
        Snape ergueu a varinha e apontou diretamente para Dumbledore.
         — Avada Kedavra!
        Um jorro de luz verde disparou da ponta de sua varinha e atingiu Dumbledore no meio no peito. O grito de horror de Harry jamais saiu, silencioso e paralisado, ele foi obrigado a presenciar Dumbledore explodir no ar: por uma fração de segundo, ele pareceu pairar suspenso sob a caveira brilhante e, em seguida, foi caindo lentamente de costas, como uma grande boneca de trapos, por cima das ameias, e desapareceu de vista.
24. Finalmente livre do feitiço, Harry sai em disparada atrás de Snape. Quando já estavam correndo pelos jardins, Harry se aproxima e tenta enfeitiçar os dois, tenta usar até o Sectumsempra, mas Snape repele todos os ataques, e então revela ele era o Príncipe Mestiço.



25. O livro termina com o enterro de Dumbledore, num belo túmulo branco na margem do Lago Negro. Logo após o enterro, Harry avisa aos amigos, Rony e Hermione, que não voltará a Hogwarts no próximo ano, e pois irá atrás das horcruxes restantes e também do tal RAB para ter certeza de que o medalhão também destruído.





* * *

Dia 10/07 virá a próxima postagem, A Profecia Perdida: a ligação entre Harry e Voldemort.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.