domingo, 10 de julho de 2011

PROJETO PRÉ-15 DE JULHO VII [A Profecia Perdida: a ligação entre Harry e Voldemort]

Continuamos hoje com a série de postagens em preparação a 15 de Julho. Hoje falaremos da Profecia Perdida de Trelawney:











*   *   *

A PROFECIA PERDIDA:
A RELAÇÃO ENTRE HARRY E VOLDEMORT

1. Comecemos pela história antes da profecia. O ano é 1980, Lord Voldemort atemoriza o mundo bruxo já a cerca de 11 anos, ganhando cada vez mais poder, espalhando o seu domínio como um veneno, crescendo continuamente até tornar o Ministério apenas um grupo confuso, incapaz de lutar contra ele. É nesse clima que uma jovem e ingênua moça, descendente de uma vidente famosa, decide pedir emprego como professora de Adivinhação em Hogwarts. Ela não sabia, e provavelmente nunca soube, que seus poderes divinatórios eram reais, e durante a entrevista com o diretor da escola, Dumbledore (meio reticente no encontro uma vez que não julgava essa uma matéria realmente necessária), ela faz uma profecia.

Houve uma breve interrupção, agora se sabe, de Severo Snape (não era professor ainda). Ele ouvira a primeira parte da profecia, que falava do nascimento de um menino que derrotaria o Lorde das Trevas, e depois disso foi expulso pelo barman. Snape, Comensal da Morte, contou ao mestre sobre a profecia, e Voldemort, temeroso de que alguém pudesse mesmo existir chance de ser derrotado, decidiu acreditar na profecia, e procurar o menino, que Snape ouvira que nascera daqueles que o desafiaram por três vezes e ainda sobreviveram.

2. Voltando a Trelawney. Assim que Dumbledore ouviu toda a profecia e a esperança que ela trazia (que alguém de fato derrotaria Voldemort), ele decidiu proteger Trelawney de um perigo que ela desconhecia (pois não se lembrou de ter feito aquela profecia). Ela se tornou professora em Hogwarts, e então protegida por toda segurança do castelo. Enquanto isso, no Departamento de Mistérios, de seu próprio modo, a profecia foi registrada lá, surgiu uma esfera de vidro para abrigá-la, e eles a armazenaram.

3. Eis a profecia, textualmente:
“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... (Snape só ouviu até aqui) e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro, pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar...”
A placa abaixo do globo de vidro da Profecia dizia:

S.P.T. para A.P.W.B.D.
Lorde das Trevas
e (?) Harry Potter

Tradução da Placa:

Sibila Patrícia Trelawney para Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore
Lorde das Trevas
e (?) Harry Potter

4. Algum tempo depois de saber da profecia, Voldemort escolheu alguns candidatos, bebês recém-nascidos vindos de casais de pessoas que o enfrentaram três vezes. Ao final de suas considerações, ele determinou que dois bebês poderiam ser aquele da profecia: Neville Longbottom e Harry Potter.

5. Franco Longbottom, e a sua esposa Alice, eram Aurores do Ministério da Magia famosos e queridos pela Sociedade Bruxa Britânica. Em seu trabalho eles enfrentaram Lord Voldemort por três vezes. Tiago Potter e Lilian Evans Potter entraram para a Ordem da Fênix logo que terminaram a escola. Agindo sob o comando de Dumbledore, eles lutaram contra os Comensais da Morte, e também contra o próprio Voldemort por três vezes.

6. Enquanto o casal Longbottom era feito de bruxos sangue-puro, tanto Alice quando Franco, dá-se a entender, vem de linhagens bruxas de ambos os lados. Sendo assim, Neville Longbottom é um bruxo de sangue puro. O casal Potter eram diferente, pois Tiago vinha de uma família bruxa de sangue puro, uma antiga família de Godric's Hollow, mas Lilian era de uma linhagem trouxa, os Evans não eram bruxos. Lilian era, o que se chama no Mundo Mágico, de nascida trouxa. Os preconceituosos consideram os nascidos trouxas como bruxos de classe inferior, e tanto que os chamam de Sangue Ruim. E sendo Lilian uma nascida trouxa e Tiago um sangue puro, Harry é o tipo de bruxo chamado de Mestiço.

7. Voldemort, por uma razão que só ele conhece, decidiu que oferecia maior perigo para ele, não o bruxo sangue puro, tipo que ele tanto valorizava, mas o bruxo mestiço, como ele próprio. A mãe de Voldemort era uma bruxa de sangue puro, mas o pai dele era um trouxa. Portanto, Harry Potter se torna alvo de Lord Voldemort.

8. Até o sexto volume há uma informação que NÃO FOI REVELADA: como Dumbledore descobriu que era Harry que Voldemort caçava? Quer dizer, se ele tinha espiões bem colocados perto de Voldemort, só pode significar que havia um Comensal da Morte que traiu o seu mestre e contou a Dumbledore sobre as considerações do Lorde das Trevas acerca da Profecia.

9. Na noite em questão, quando Voldemort vai a Godric's Hollow em busca dos Potter, ele julga que aquela será a noite em que seus temores terminarão, ao eliminar o garoto da profecia. Pelo contrário, ele encontra um imenso obstáculo. Ao entrar na casa, ele mata Tiago Potter, que tentara proteger a esposa e o filho. Então sobe as escadas, e mata Lilian, que não quis deixar o vilão matar seu filho. Ela protegeu Harry com o corpo, e foi assassinada. A morte de Lilian criou um feitiço de proteção, como um escudo ao redor do filho, mas Voldemort não soube e não desconfiou de sua existência. Sozinho naquele quarto com o bebê, ele se sentiu triunfante, mesmo antes de agir. Ele atacou Harry Potter com a mesma maldição que matara os pais do garoto, mas então o feitiço recocheteia no escudo de proteção de Harry e volta para ele próprio, que perde o seu corpo e seus poderes, e nessa forma vaporosa, ele foge. Harry Potter então sobrevive, sofre apenas uma cicatriz em forma de raio na testa.

10. Sabemos, por que o próprio Dumbledore confirmou, que a habilidade de Harry de falar com as cobras, veio desse mesmo feitiço que dera errado. Outra coisa que sabemos, é que a Maldição da Morte não causa sinais visíveis. Ou seja, se a cicatriz foi o resquício da Maldição da Morte, podemos concluir que houve mais do que a tentativa de assassinato. O encantamento foi bem mais complexo. Voldemort transferiu parte de seus poderes para Harry, involuntariamente claro.

11. Snape afirma, nas aulas de Oclumência no quinto volume, que a cicatriz dói por que ela é uma ligação não-corpórea com Lord Voldemort. Por que essa ligação existe, certamente deve ser por causa do feitiço que deu errado, mas a questão é: COMO ESSA RELAÇÃO EXISTE? Se um feitiço é o ato de usar magia, como pode ter sido criada essa ligação entre a mente de Harry e Voldemort?

12. Com relação ao sentido da Profecia, podemos citar pelo menos a frase de maior efeito e importância: nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver, o que significa simplesmente que no final, Harry e Voldemort se enfrentarão e que um deverá matar o outro. Harry portanto está destinado a matar Voldemort, ou ser morto por ele.

Já tendo lido ou não o sétimo volume, nós sabemos que essa parte da profecia, o confronto final e épico entre Harry e Voldemort, acontecerá, nos livros, na segunda parte do sétimo livro, e nos filmes, no oitavo e último filme.



*   *   *



Dia 12/07 virá a próxima postagem, Horcruxes: Quais São e Onde Estão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.