sábado, 30 de junho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - PARTE 4





ANIMAGOS

Quais são os mais impressionantes animagos?
J.K. Rowling criou o termo “animago” misturando o latim magus (bruxo) a animal. Um animago é um bruxo que pode virar bicho sem perder seus poderes mágicos.
A habilidade de transformar-se em animal é tão antiga quanto as lendas. Na mitologia celta, volta e meia alguém se transforma em cervo, javali, cisne, águia ou corvo. Os xamãs das antigas tribos indígenas norte-americanas também costumam assumir formas de animais, principalmente pássaros.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



ANIMAGOS

Quais são os mais impressionantes animagos?
J.K. Rowling criou o termo “animago” misturando o latim magus (bruxo) a animal. Um animago é um bruxo que pode virar bicho sem perder seus poderes mágicos.
A habilidade de transformar-se em animal é tão antiga quanto as lendas. Na mitologia celta, volta e meia alguém se transforma em cervo, javali, cisne, águia ou corvo. Os xamãs das antigas tribos indígenas norte-americanas também costumam assumir formas de animais, principalmente pássaros.
Um dos primeiros seres a demonstrar essa habilidade foi Proteu, da mitologia grega. Ele era criado de Posseidon, deus dos oceanos, e uma de suas habilidades especiais era conhecer o passado, o presente e o futuro. Por conta disso havia muita gente que o procurava para perguntar coisas. Proteu então se transformava em diversos animais e monstros horrorosos para poder ficar em paz. Ainda hoje dizemos que uma coisa capaz de mudar de forma é “proteiforme” ou “protéico”.

Duelos de animagos
Este tipo de fogo cerrado entre lutadores que mudam constantemente de forma foi lembrado pelo autor T. H. White, cuja história A Espada Era a Lei conta de outra forma a lenda do jovem Rei Artur e seu tutor, o mago Merlim. Neste livro, Merlim combate outra bruxa, Madame Mim, em um dos mais criativos duelos da literatura: O objetivo do feiticeiro no duelo era transformar-se em um tipo de animal, vegetal ou mineral capaz de destruir o animal, vegetal ou mineral escolhido por seu oponente. Algumas vezes, o duelo levava horas...
Ao primeiro soar do gongo, Madame Mim imediatamente transformou-se em um dragão. Era um bom lance de abertura e esperava-se que Merlim respondesse assumindo a forma de uma tempestade de trovões ou coisa parecida. Em vez disso, ele surpreendeu sua oponente virando um ratinho, quase invisível no gramado, dando uma boa mordida em sua cauda.
Madame Mim arregalou os olhos, procurou por toda a parte durante uns bons cinco minutos até se dar conta do ratinho com dentes cravados em seu rabo. Quando finalmente reparou, num piscar de olhos tornou-se um furioso gato listrado.
Artur prendeu a respiração para ver no que o ratinho iria se transformar – pensou logo em um tigre capaz de matar o gato — mas Merlim simplesmente virou outro gato. Ele se plantou diante de Madame Mim e começou a fazer caretas. Esse procedimento, muitíssimo irregular, deixou a bruxa espantada, e ela levou mais de um minuto para voltar a si e virar um cachorro. Quase no mesmo instante, Merlim já era outro cachorro, sentado diante dela como tinha feito pouco antes.
“Oh! Bem pensado, Merlim!”, gritou Artur, começando a perceber o plano.
Madame Mim estava furiosa... Era melhor ela começar logo a alterar suas táticas e surpreender Merlim. Decidiu tentar uma nova jogada, deixando a ofensiva a cargo de Merlim e assumindo uma posição defensiva. Transformou-se em um imenso carvalho.
Merlim parou, desconcertado, e ficou sob a árvore por alguns segundos. Então, ousadamente, transformou-se em um minúsculo passarinho azul, que voou e pousou muito empertigado nos galhos de Madame Mim. O carvalho ferveu de indignação por um instante. Mas logo sua raiva ficou bem fria e o pobre passarinho percebeu que estava sentado não sobre um galho, mas sobre uma imensa serpente. A boca da serpente estava escancarada e, na verdade, o pássaro estava pousado sobre seus dentes. Quando a boca se fechou num estalo, o passarinho já havia escapulido, em forma de mosquito. Madame Mim seguiu-o e a velocidade da disputa começou a ficar alucinante. Quanto mais rápido o atacante assumia uma nova forma, menos tempo o fugitivo tinha para imaginar uma boa saída. As mudanças agora estavam tão rápidas quanto o pensamento.
A batalha termina quando Madame Mim vira um aullay, animal semelhante a um imenso cavalo com tromba de elefante. Ela arremete contra Merlim, mas ele simplesmente desaparece. Mas de repente...
...coisas muito esquisitas começaram a acontecer. O aullay teve um ataque de soluços, foi ficando vermelho, inchado, com uma tosse terrível, todo sarapintado, cambaleou três vezes, revirou os olhos e desabou pesadamente no chão. Suspirou, esperneou e disse adeus... 
O esperto feiticeiro tinha se transformado sucessivamente em diversos micróbios, ainda desconhecidos naquele tempo. Assim, fez sua oponente pegar soluços, escarlatina, caxumba, coqueluche, sarampo e varíola. Tudo ao mesmo tempo. Com uma combinação dessas, a infame Madame Mim rapidamente bateu as botas.

Alguns animagos de J. K. Rowling:
Minerva McGonagall pode virar um gato.
Tiago Potter transformava-se em cervo, de onde seu apelido: Pontas.
Sirius Black significa “cachorro preto”, sendo essa a forma que ele assume.
Rita Skeeter vira um besouro.
Pedro Pettigrew, o Rabicho, disfarçava-se como o rato de estimação de Rony, Perebas.

As regras de Rowling
Uma grande diferença entre o mundo de Rowling e os mundos criados por outros autores é que ela criou diversas restrições para os animagos. De acordo com ela, virar bicho é uma habilidade relativamente rara, e tão regulamentada que os animagos devem ser registrados no Ministério da Magia. No entanto, em praticamente todos os outros mundos imaginários, os bruxos podem se transformar livremente no bicho que bem entenderem.
Talvez Rowling se preocupe com os riscos desse tipo de atividade. Em Quadribol, ela adverte: “O bruxo ou bruxa que se transfigura em morcego pode voar sem problemas. No entanto, como também tem um cérebro de morcego, ele esquece para onde vai assim que levanta vôo”.
Outra escritora famosa, Ursula K. Le Guin, conta na história A Wizard of Earthsea (O Mago de Mareterra), o que pode acontecer aos bruxos descuidados:

Como qualquer menino, Ogion achava que seria uma delícia usar magia para assumir qualquer forma que desejasse, homem ou bicho, árvore ou nuvem, e então brincar de ser milhares de seres. No entanto, como bruxo, ele havia aprendido que essa brincadeira tem um preço, que é o risco de perder a própria identidade ao mudar sua realidade. Quanto mais distante uma pessoa fica de sua própria forma, maior é o perigo. Todo aprendiz de feiticeiro estuda a história do mago Beira do Caminho, que adorava se transfigurar em urso. Ele fez isso tanto, e tantas vezes seguidas, que o urso cresceu dentro dele. O homem se esvaneceu a tal ponto, que virou mesmo um urso e acabou matando o próprio filho na floresta. Teve um fim trágico: foi caçado e morto.

Ninguém sabe, na verdade, quantos dos golfinhos que saltam nas águas do Mar Secreto já foram homens, sábios homens, que perderam sua sabedoria e seu nome nos encantos do mar sem fim.
Sem dúvida, Harry, que muitas vezes ultrapassa os limites normais, vai correr esse risco. Vamos ver em que tipo de animago ele irá se transformar.

J. K. Rowling costuma dizer que a personalidade de cada um é determinante na escolha do animal no qual pode se transformar. E acrescenta: “Pessoalmente, gostaria de virar uma lontra, que é meu bicho favorito”.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.