terça-feira, 26 de junho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter - David Colbert - Introdução





INTRODUÇÃO


UM DOS PRAZERES DE LER J. K. ROWLING é descobrir as divertidas referências à história, às lendas e à literatura que ela esconde em seus livros. Por exemplo, a esfinge que surge no labirinto durante o Torneio Tribruxo pede a solução de um enigma, exatamente como a esfinge da mitologia grega. Fofo, o cachorro de estimação de Hagrid, é, na verdade, outro famoso ser da mitologia grega, Cérbero. “Durmstrang”, nome da escola de magia que só admite bruxos de sangue puro e tem uma ligação questionável com Lord Voldemort, vem de um estilo germânico chamado Sturm und Drang, que era o favorito do nazismo alemão. Da mesma maneira, os estudantes de Durmstrang chegaram a Hogwarts a bordo de um navio semelhante ao existente em uma famosa ópera do estilo Sturm und Drang.
Leitores mais atentos já perceberam que Rowling também esconde pistas divertidas nos nomes que escolhe para seus personagens. Draco, o vingativo colega de Harry, tem seu nome inspirado na palavra latina para “dragão” ou “serpente”. A fênix de estimação de Dumbledore, Fawkes, tem seu nome tirado de uma figura histórica ligada a fogueiras – e acredita-se que as fênix sejam capazes de renascer do fogo.
Este livro desvenda as pistas deixadas por Rowling e revela seus significados habilmente escondidos. Em um chat online com fãs, ela encorajou um leitor, que perguntava a origem de uma frase, a “ir em frente e pesquisar. Um pouco de investigação faz bem a qualquer um”. É isso o que O Mundo Mágico de Harry Potter faz: uma pequena e descompromissada investigação com o propósito de divertir e fascinar.
Você pode até mesmo compartilhar um sorriso com a própria Rowling. Como disse a revista Time ao observar que o zelador de Hogwart, Argus Filch, teve seu nome inspirado no Argus da mitologia grega – um vigia com mil olhos espalhados pelo corpo – “é o tipo de detalhe capaz de provocar um sorriso dentro da cabeça do autor”.
Não se preocupe se você nunca tiver percebido essas pistas. Um dos mais extraordinários talentos de Rowling é sua habilidade de colocá-las no texto sem quebrar o ritmo da narrativa. Por exemplo, em Azkaban, ela ficou satisfeita em fazer apenas uma rápida referência ao mantícora – um horrível monstro devorador de gente. Deixar passar a oportunidade de descrever detalhadamente uma criatura dessas exige disciplina.
Para Rowling, bastou fazer uma referência casual. No entanto, quando você sabe o que é um manticora e que ele fez parte de muitas lendas por milhares de anos, a história fica ainda mais saborosa.
J. R. R. Tolkien, autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, criou o termo “caldeirão de histórias” para descrever uma fervilhante panela cheia de idéias, personagens e temas, que ao mesmo tempo fornece material para os escritores e é continuamente alimentada por eles. Embora o universo ficcional criado por J. K. Rowling seja único, ele é construído sobre uma sólida base de mitos e folclore preservada através do tempo e da distância.
A popularidade de seus livros comprova a riqueza da cultura de onde ela extrai muitos de seus personagens, imagens e temas. O Mundo Mágico de Harry Potter revela esses amplos domínios para os fãs que tiveram sua atenção despertada pela obra de Rowling. Como você verá, ela cria algo totalmente novo usando pequenos detalhes de lendas e histórias já existentes. Ainda assim, permanece totalmente fiel à essência de suas fontes.







GUIA DAS ABREVIAÇÕES DOS TÍTULOS DOS LIVROS

Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Pedra
Harry Potter e a Câmara Secreta: A Câmara
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo: O Cálice
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Animais Fantásticos
Quadribol Através dos Séculos: Quadribol

POSTADO POR:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.