segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Mundo Mágico de Harry Potter, por David Colbelt - Sumário





— SINOPSE —

Um dos prazeres de ler J.K. Rowling é descobrir as divertidas referências à história, às lendas e à literatura que ela esconde em seus livros.
  
O MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER desvenda as pistas deixadas por Rowling e revela significados habilmente escondidos nas aventuras de Harry Potter.
Os leitores irão encontrar neste livro as fascinantes origens das criaturas mágicas citadas nos livros e histórias de alquimistas e feiticeiros, reais e imaginárias, através da contribuição de escritores tão variados como Shakespeare, Flaubert, Dickens, Ovídio e Tolkien. Não se preocupe se jamais tiver percebido nenhuma dessas pistas. Um dos mais extraordinários talentos de Rowling é sua habilidade de lançá-las sem quebrar o ritmo da narrativa. No entanto, quando você descobre que muitas de suas referências fazem parte de lendas de milhares de anos, as histórias ficam ainda mais saborosas.
Antes de tudo, um escritor é um leitor. Depois de devorar suas histórias, podemos notar que J.K. Rowling foi uma grande leitora, antes de se tornar uma grande escritora. Tão impressionante quanto o seu conhecimento sobre mitos e lendas é sua habilidade de aproveitá-los de modo tão original e de atualizá-los. J. R. R. Tolkien, autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, criou o termo “caldeirão de histórias” para descrever uma fervilhante panela, cheia de idéias, personagens e temas, que ao mesmo tempo fornece material para os escritores e é continuamente alimentada por eles.
Embora o universo ficcional criado por J. K. Rowling seja único, ele é construído sobre uma sólida base de mitos e folclore preservada através do tempo e da distância. A popularidade de seus livros atesta a riqueza da cultura de onde ela extrai muitos de seus personagens, imagens e temas.
O Mundo Mágico de Harry Potter revela esses amplos domínios para os fãs que tiveram sua atenção despertada pela obra de Rowling. Como você verá, ela utiliza pequenos detalhes de lendas e histórias já existentes para criar uma coisa totalmente nova. E, ainda assim, permanece totalmente fiel à essência de suas fontes.
Em um chat online com fãs, ela encorajou um leitor, que perguntava a origem de uma frase, a “ir em frente e pesquisar. Um pouco de investigação faz bem a qualquer um”. É isso o que O Mundo Mágico de Harry Potter faz: uma pequena e descompromissada investigação com o propósito de divertir e fascinar.




— SOBRE O AUTOR —
  
Formado pela Brown University, David Colbert estudou antropologia e mitologia, embora tenha passado a maior parte de seu tempo na biblioteca da universidade lendo o que encontrava - o que, de certa forma, ele continua fazendo até hoje. Além de escrever e editar vários livros sobre história, como World War II: A Tribute in Art and Literature e a coleção Eyewitness, Colbert trabalhou como redator-chefe do programa de televisão Who Wants To Be a Millionaire, similar ao popular Show do Milhão. Ele mora na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e seu e-mail para contato é djcolbert@aol.com



— SUMÁRIO —
  
Duendes - Por que os duendes são bons banqueiros?
Dumbledore - Se Dumbledore é tão poderoso, por que não luta com Voldemort?
Durmstrang - Por que os alunos de Durmstrang viajam de navio?
Egito - De onde vem a magia
Esfinge - Por que a Esfinge faz uma pergunta a Harry?
Espelhos - Por que os espelhos são mágicos?
Fawkes - Qual dos personagens é imortal?
Flamel - O verdadeiro Flamel foi um alquimista bem-sucedido?
Floresta - Por que a floresta próxima a Hogwarts é proibida?
Fofo - Por que Fofo pertencia a um “sujeito grego”?
Gárgula - Que outro membro da turma de Draco tem nome de dragão?
Gigantes - Todos os gigantes são cruéis?
Grifos - Qual a criatura que domina tanto os céus quanto a terra?
Grindylows - Por que os pais se preocupam com os grindylows?
Hipogrifos - Qual é a criatura mágica menos verossímil?
Hogwarts - Por que alguém iria para uma escola onde tem uma Sonserina?
Kappas - Qual a criatura que não pode inclinar a cabeça?
Labirintos - Por que a terceira tarefa se passa em um labirinto?
Latim - Qual é o idioma mais importante para os bruxos?
Lulas Gigantes - Quais criaturas da vida real ainda intrigam os cientistas?
Malfoy - Por que os nomes dos Malfoy combinam tanto com eles?
Manticores - Por que os bruxos não se aproximam dos manticores?
Marca Negra - Por que Voldemort grava a Marca Negra nos Comensais da Morte?
McGonagall - Por que a professora McGonagall aparece como uma gata?
Nagini - Qual dos aliados de Voldemort é originário da Índia?
Nomes - De onde vêm esses nomes?
Runas - O que são as runas da penseira?





POSTADO POR:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.