sábado, 24 de dezembro de 2011

Os Natais do Harry: Terceiro Ano em Hogwarts


Natal de 1993

De seu Terceiro Ano em Hogwarts, o fato mais importante aconteceu antes mesmo do livro começar: a fuga do perigoso assassino Sirius Black. Sua vida na escola foi pontuada pelas novas regras por causa de Black, apesar de nenhum colega saber que era atrás dele especificamente que Black estava atrás.

Dementadores nos muros, patrulhas nos corredores, toque de recolher. Tudo para a proteção de Harry. Mas esse artigo se concentra na época do Natal, então vamos lá. 

Harry estava preso num castelo quase vazio. Tão vazio que no almoço de Natal, só havia 13 pessoas à mesa:
     Os professores Dumbledore, McGonagall, Snape, Sprout e Flitwick estavam sentados à mesa, bem como Filch, o zelador, que tirara o avental marrom de uso diário e estava enfatiotado com uma casaca muito velha de aspecto mofado.     Havia apenas mais três alunos, dois novatos extremamente nervosos e um garoto mal-humorado da Sonserina. [Volume 3, Capítulo 11 – A Firebolt]
E claro que ainda haviam Rony, Harry e Hermione. A última pessoa a se sentar à mesa foi Sibila Trelawney, a professora de Adivinhação, que chegara atrasada. Ela aparentemente não se reúne normalmente ao círculo comum da escola.

Felizmente, não houve contratempos e confusões no dia de Natal desse ano, mas nem por isso deixa de haver notícias ruins.

Quando abriu seus presentes naquela manhã, Harry descobriu que recebera a mais rápida vassoura do mundo: uma Firebolt.
     Harry rasgou o pacote e prendeu a respiração ao ver a magnífica e reluzente vassoura que rolara sobre sua cama. Rony largou as meias e pulou da cama dele para olhar mais de perto.
     — Eu não acredito — disse com a voz rouca.
     Era uma Firebolt, idêntica à vassoura de sonho que Harry tinha ido ver todas as manhãs no Beco Diagonal. O cabo brilhou quando ele a ergueu. Sentiu a vassoura vibrar e a soltou; ela ficou flutuando no ar, sem apoio, na altura exata para ele montá-la. Os olhos de Harry correram da placa de ouro com o número do registro para a superfície do cabo, dali para as lascas de bétula perfeitamente lisas e aerodinâmicas que formavam a cauda.
     — Quem lhe mandou essa vassoura? — perguntou Rony em voz baixa.
     [Volume 3, Capítulo 11 – A Firebolt]
A pergunta "Quem lhe mandou essa vassoura?" foi que causou toda confusão. Hermione denunciou o presente de Harry à Professora McGonagall, por que suspeitava de que tivesse sido enviado por Sirius Black, e como era conhecido que o homem queria matar o Harry, uma vassoura adulterada teria sido uma maneira simples e eficaz.

Então, apesar de ser dono da melhor vassoura do mundo, a Professora a levou para ser desmontada.


RESULTADO: Sob todos os aspectos, um ótimo Natal. Entre mortos e feridos, como dizem, só não se salvaram a Vassoura Firebolt e a amizade de Rony e Harry com Hermione, que ficaram semanas sem falar com a amiga.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.