sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Projeto de Leitura



O quinto volume da Série Harry Potter, o livro "Harry Potter e a Ordem da Fênix" é a definitiva quebra entre o fim da infância e o início da maturidade. Ao mesmo tempo em que todos dizem que Harry está mais velho e forte do que antes (enfrentar Voldemort em pessoa não é qualquer coisa!), todos dizem que ele ainda é muito jovem.

Ele não é uma criança, mas tampouco é adulto.

A narrativa, desde o primeiro capítulo, é mais densa do que qualquer livro anterior, e na verdade, é a narrativa mais "psicológica" dos sete volumes.

Em cada livro, todos os capítulos (ou quase), são formados pelo que Harry vê, sabe e pensa. Mas neste volume, Harry pensa muito. Ele está afligido por suas preocupações e medos. Sua juventude, sua impaciência, uma raiva contida querendo crescer e escapar. Raiva de si e dos amigos, raiva do mundo. Mas principalmente insegurança. A adolescência é marcada pela insegurança: a pessoa começa a tomar consciência do mundo e de seus perigos, e teme pelo futuro e também pelo presente.

Se no volume anterior a verdade sombria era que "Lord Voldemort está se fortalecendo", neste a verdade é um cenário muito mais complexo em que Voldemort voltou, mas ninguém acredita nisso. O clima de medo e desconfiança é crescente chega a ser assustador.

E como se tudo isso já fosse suficiente, Harry ainda tem que lidar com Dolores Umbridge, que se torna uma verdadeira pedra no sapato (tentando ser educado, eu queria dizer outras coisas).

E mesmo que todos já saibam e conheçam, mas abaixo está um pouco sobre a Autora. E por simples padrão, abaixo estão:

* Capas
* A Autora
* Sinopse

E seguindo essa mesma linha, vamos começar assim com a publicação das capas deste livro (em quatro tipos: brasileira, britânica, adulta, e M. S. Corley.







*   *   *


— A AUTORA —


Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling, (Yate, 31 de julho de1965) é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.

Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Desde então, Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.

Seus livros, traduzidos para sessenta e quatro línguas, venderam mais de 325 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos Um Bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em Fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária escrevendo livros. Já em 2006, ela foi nomeada pela mesma revista como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora da televisão norte-americana Oprah Winfrey.

*   *   *

A sinopse, como de costume, virá junto com o capítulo 1 de "Harry Potter e a a Ordem da Fênix".






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.