CAPÍTULO SEIS
Parte 4
Mudanças no Quadribol a partir do Século XIV
REGRAS
As seguintes
regras foram estabelecidas pelo Departamento de Jogos e Esportes Mágicos
por ocasião de sua criação em 1750:
1.
Embora não
haja limitação à altitude a que um jogador ou uma jogadora podem voar durante
uma partida, ele ou ela não podem deixar os limites do campo. Se um jogador
ultrapassar esses limites, seu time deverá entregar a goles ao time adversário.
2.
O capitão
do time pode pedir “tempo” fazendo um sinal ao juiz da partida. Esse é o único
momento em que é permitido aos jogadores encostarem os pés no solo durante a
partida. O tempo solicitado pode ser prorrogado até duas horas se uma partida
já durou mais de doze horas. Decorrido esse tempo, se um time não retornar ao
campo será desclassificado.
3.
O juiz poderá aplicar penalidades contra um time. O artilheiro que
vai cobrá-la deverá voar do círculo central para a pequena área. Os demais
jogadores, exceto o goleiro adversário, devem se manter bem afastados enquanto
a penalidade é cobrada.
4.
A goles pode ser roubada das mãos de outro jogador, mas em circunstância
alguma um jogador poderá tocar em qualquer parte da anatomia do outro.
5.
Em caso de contusão, nenhum jogador será substituído. O
time continuará a partida sem o jogador contundido.
6.
É
permitido levar varinhas para o campo[1],
que, no entanto, não poderão ser usadas em circunstância alguma contra os
jogadores do time adversário, as vassouras do time adversário, o juiz ou contra
quaisquer das bolas ou espectador.
[1] O direito de sempre portar uma varinha foi estabelecido pela Confederação Internacional dos Bruxos em 1692, quando a perseguição dos trouxas contra eles atingiu o auge e os bruxos planejaram se refugiar em esconderijos.
7.
Uma partida de quadribol só terminará quando o pomo de ouro for
capturado ou por consentimento mútuo dos capitães dos dois times.
FALTAS
As
regras naturalmente “foram feitas para
serem desobedecidas”. O Departamento de Jogos e Esportes Mágicos
registra setecentas faltas em quadribol e sabe-se que todas ocorreram durante a
final da primeiríssima Copa Mundial em 1473. Sua lista completa, porém, nunca
foi divulgada. Na opinião do Departamento, os bruxos e bruxas que vissem a
lista poderiam “ter ideias”.
Por
sorte tive acesso aos documentos referentes às faltas, ao pesquisar
para este livro, e estou em posição de confirmar que o público em nada se
beneficiaria com a sua divulgação. Em todo o caso, noventa por cento das faltas
arroladas são impossíveis de praticar, enquanto estiver em vigor a proibição
(imposta em 1538) de usar varinhas contra o time adversário. Os dez por cento
restantes, posso afirmar com segurança, em sua maioria, não ocorreriam nem aos
jogadores mais desleais; por exemplo, “tocar
fogo na cauda da vassoura do adversário”, “atacar a vassoura do adversário com uma maça”, “atacar um adversário com um machado”.
Não queremos com isso dizer que os jogadores modernos de quadribol jamais
infrinjam regras. Listamos a seguir dez faltas mais comuns. O termo correto
para as mesmas, em quadribol, encontra-se na primeira coluna.
NOME
|
APLICÁVEL
A
|
DESCRIÇÃO
|
Mutretar
|
Todos
os jogadores
|
Segurar a
cauda da vassoura do adversário para retardá-lo ou atrapalhá-lo.
|
Trombar
|
Todos
os jogadores
|
Voar com intenção
de colidir.
|
Guidonar
|
Todos
os jogadores
|
Engatar os
cabos das vassouras visando a desviar o adversário do seu curso.
|
Catimbar
|
Batedores
apenas
|
Rebater o balaço
para as arquibancadas, obrigando as autoridades a acorrer para proteger o
público. Por vezes a manobra é usada por jogadores inescrupulosos para
impedir o artilheiro adversário de marcar um gol.
|
Acotovelar
|
Todos
os jogadores
|
Uso excessivo
de cotoveladas nos adversários.
|
Bloquear
|
Goleiro
apenas
|
Enfiar
qualquer parte da anatomia no aro do gol para empurrar a goles para fora. A
função
do goleiro é bloquear o aro pela parte da frente e não por trás.
|
Conduzir
|
Artilheiros
apenas
|
Manter a mão
na goles enquanto ela atravessa o aro do gol (a goles deve ser atirada).
|
Furar
a goles
|
Artilheiros
apenas
|
Danificar a
goles, isto é, furá-la para que caia mais rápido ou
em ziguezague.
|
Roubar
o pomo
|
Todos
os jogadores, exceto o apanhador
|
Qualquer
jogador, exceto o apanhador, que toque ou capture o pomo de ouro.
|
Fazer
escada
|
Artilheiros
apenas
|
Mais de um
artilheiro penetrar na pequena área.
|
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