segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Comentário e Crítica Potter Express



Amores, ódios, mistérios, segredos: a receita de um livro ao mesmo tempo engraçado, sombrio e emocionante. Sem mais delongas, vamos as diversas facetas deste livro:


O ROMANCE ESTÁ NO AR. O livro mais "adolescente" da série, este é um volume particularmente delicioso de ler. Os romances não são nada infantis, e os conflitos amorosos mais detalhados. Gina namora, Rony namora, Harry namora. E vários outros. Mas o importante não é o namoro em si, mas os problemas adolescentes decorrentes dos amores e ciúmes juvenis. Harry está não apenas mais maduro, como também ficando adulto. As questões com que ele precisa lidar são complexas, e enquanto adultos, nós precisamos lidar com tudo ao mesmo tempo: tarefas escolares, romances, segredos mortais de nossos inimigos. Lidar com todos os problemas, mesmo em avalanche, é parte do amadurecimento.


GINA - NATURAL OU CONSTRUÍDA?. Uma coisa que é sempre discutida nos fóruns, sites e blogs potterianos, é sobre a repentina força que Gina passa a demonstrar no Quinto Volume, e que a leva a ser a namorada "perfeita" para Harry. J.K.Rowling, no entanto, afirmou que Gina sempre fora forte, e que como o livro se baseava no que Harry sabia, ele nunca havia visto Gina sendo ela mesma. Até o quarto volume, Gina era contida e nunca falava muito na presença de Harry. Mas pelas poucas cenas que temos dela nos primeiros quatro livros, nós até poderíamos prever a Gina do sexto volume, mas só com muita imaginação. Somente lendo nas entrelinhas de cada uma das vezes que ela é citada, para comprovar a veracidade de Rowling. Gina sempre fora naturalmente forte e corajosa!


SNAPE E O ENIGMA DO PRÍNCIPE. Na versão em inglês o nome do livro seria "Harry Potter e o Príncipe Mestiço", no entanto, Lia Wyler acabou traduzindo livro como "Enigma do Príncipe", e a própria J.K.Rowling a elogiou pela iniciativa, e nós brasileiros ganhamos um ótimo título. Que Snape era o Príncipe Mestiço, dono do livro de poções, não foi realmente uma bomba. Quando isso foi revelado, era quase se a notícia já fosse esperada, ou nós intimamente já soubéssemos.

Snape nunca foi amado, nem pelos fãs, nem pelos outros personagens. Vejam bem, eu disse "amado", o que não quer dizer odiado. Ele era um professor irritante, arrogante, despótico, mas considerando o que ele fizera dentro da Ordem da Fênix, nós então veremos alguém corajoso e dedicado. É claro que se Snape corria ou não perigo perto de Voldemort, ainda era uma incógnita até o começo do Sexto Volume, no intrigante capítulo "Rua da Fiação", em que ouvimos sobre todas as confissões de como Severo fora um agente duplo. No fim, Snape comete o maior e mais terrível ato que jamais se esperaria dele. Isso sim foi uma bomba!




HORCRUXES.

Uma matéria completa e detalhada já foi feita por este blog sobre as HORCRUXES, e ele está disponível no link abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.