domingo, 31 de outubro de 2021

40 ANOS DO INCIDENTE DE GODRIC'S HOLLOW




Neste local, na noite de 31 de Outubro de 1981,
Lílian e Tiago Potter perderam a vida.
Seu filho, Harry, é o único bruxo
a ter sobrevivido à Maldição da Morte.
Esta casa, invisível aos trouxas, foi mantida
em ruínas como um monumento aos Potter
e uma lembrança da violência
que destruiu sua família.


Há exatamente quarenta anos, no pequeno vilarejo de Godric's Hollow, o jovem casal Lilian e Tiago Potter foram assassinados por Lorde Voldemort, que buscava eliminar o bebê Harry Potter para impedir uma profecia que falava sobre sua derrota. Ao invés de três mortes limpas e fáceis, o Lorde das Trevas encontrou um grande obstáculo: o amor incondicional de Lilian pelo filho e seu desejo de protegê-lo criaram uma barreira intransponível ao redor do bebê e o feitiço do Lorde das Trevas ricocheteou no menino e voltou para si mesmo, destruindo seu corpo.

A história de Lilian e Tiago remonta seu tempo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, num período onde os dois se estranhavam. Lilian sempre foi um doce de pessoa, mas Tiago era um garoto mimado e arrogante que abusava de sua popularidade e carisma. O amor por Lilian foi o principal motivador para que Tiago se tornasse uma pessoa diferente, mais amável e empático, a ponto de Lilian deixar-se apaixonar por ele.

A feliz família Potter em 1981

Quando saíram da escola, perto de completarem 18 anos, o casal já tinha decidido que ficariam juntos e pouco tempo depois eles se casaram. Mesmo sendo tão jovens, Lilian e Tiago decidiram participar da Ordem da Fênix, uma organização secreta que lutava contra Lorde Voldemort e os seus seguidores. Por três vezes, os dois lutaram pessoalmente contra o Lorde das Trevas e sobreviveram, um feito que poucos conseguiram repetir, como o casal Longbottom.

Alice e Frank Longbottom

O Incidente de Godric's Hollow teve várias ramificações, sendo a principal delas o desaparecimento de Lorde Voldemort, o que por si só pôs fim a Primeira Guerra Bruxa da Grã-Bretanha. Mas assim como uma lâmpada incandescente que brilha mais forte antes de queimar, os Comensais da Morte mais fiéis não iam cair sem lutar com mais ferocidade e violência que antes.

Algum tempo depois do Incidente, um grupo de Comensais sequestraram os aurores Alice e Frank Longbottom imaginando que eles poderiam saber do paradeiro de seu mestre desaparecido. Em uma noite terrível, a mais longa da vida deles, o casal foi torturado cruelmente até a loucura pelos irmãos Rodolfo e Rabastan Lestrange, pela esposa de Rodolfo, a sádica Belatriz Lestrange, e por Bartolomeu Crouch Jr. A mente do casal Longbottom nunca mais foi a mesma, eles nunca vão se recuperar.


O Halloween de 1981 se tornou o mais importante da história recente dos bruxos britânicos. Ao mesmo tempo em que havia a felicidade indescritível do desaparecimento de Você-Sabe-Quem, havia a tristeza de uma família destruída: um casal foi morto defendendo seu filho e uma criança ficou órfã.

Hoje, assim como as pessoas no dia que sucedeu ao Incidente, devemos levantar nossos copos e taças, e brindar em nome do Menino Que Sobreviveu, o herói involuntário que protegeu a todos do Lorde das Trevas:

— Á Harry Potter, o Menino Que Sobreviveu!





sábado, 30 de outubro de 2021

[AVISO] Eu fiquei fora tempo demais




Desde 2016 eu me afastei de todos os blogs que eu publicava na época. Estive me dedicando ao meu trabalho como professor. Mas fiquem sabendo, eu estava longe do Potter Express, mas nunca deixei de ser um potterhead. Nesse tempo, criei um projeto escolar baseado no Mundo HP.

No projeto "Harry Potter e a Ditadura", eu uso o filme Harry Potter e a Ordem da Fênix para exemplificar a ascensão de ditaduras disfarçadas de governo constitucionais. Ou seja, meus alunos tinham que assistir ao filme, daí a gente discutia as cenas em sala de aula e então eles escrevem um relatório sobre a discussão. Eu sei, muito chato né? Ser obrigado a ver um filme ótimo e depois discutir sobre Harry Potter com seu professor potterhead.

Em 2020, participei de um curso sobre Harry Potter via online da UTFP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná com as professoras doutoras Regina H. U. Cabreira e Marcia R. Becker. Foi um período incrível com discussões além do padrão potterhead comum.

Dia 1 – Introdução e discussão do tema “ficção e realidade” em “Harry Potter”
Dia 2 – Discussão do tema interdisciplinaridade em “Harry Potter”
Dia 3 – Reflexões sobre as políticas sociais em “Harry Potter”
Dia 4 – Discussão sobre preconceitos, estereótipos, estigmas, relações familiares e sociais em “Harry Potter”
Dia 5 – Reflexões sobre mitologia de acordo com as teorias de Joseph Campbell e Mircea Eliade
Dia 6 – “Harry Potter” e os arquétipos junguianos
Dia 7 – “Harry Potter” e Mitologia Celta
Dia 8 – “Harry Potter” e filosofia alquímica
Dia 9 – “Harry Potter” e a religião pagã e cristã – magia e preconceito
Dia 10 – A filmografia da saga “Harry Potter” – prós e contras

Então, eu não estava publicando sobre Harry Potter, mas Harry Potter não saiu da minha mente!

Como está no título, eu acho que fiquei fora deste blog tempo demais.





sexta-feira, 29 de outubro de 2021

[AVISO] Mudanças



Algumas decisões estão sendo tomadas, mudanças irão acontecer. Este blog nunca saiu da minha mente e do meu coração.

Esperem tudo e nada.