sábado, 30 de outubro de 2021

[AVISO] Eu fiquei fora tempo demais




Desde 2016 eu me afastei de todos os blogs que eu publicava na época. Estive me dedicando ao meu trabalho como professor. Mas fiquem sabendo, eu estava longe do Potter Express, mas nunca deixei de ser um potterhead. Nesse tempo, criei um projeto escolar baseado no Mundo HP.

No projeto "Harry Potter e a Ditadura", eu uso o filme Harry Potter e a Ordem da Fênix para exemplificar a ascensão de ditaduras disfarçadas de governo constitucionais. Ou seja, meus alunos tinham que assistir ao filme, daí a gente discutia as cenas em sala de aula e então eles escrevem um relatório sobre a discussão. Eu sei, muito chato né? Ser obrigado a ver um filme ótimo e depois discutir sobre Harry Potter com seu professor potterhead.

Em 2020, participei de um curso sobre Harry Potter via online da UTFP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná com as professoras doutoras Regina H. U. Cabreira e Marcia R. Becker. Foi um período incrível com discussões além do padrão potterhead comum.

Dia 1 – Introdução e discussão do tema “ficção e realidade” em “Harry Potter”
Dia 2 – Discussão do tema interdisciplinaridade em “Harry Potter”
Dia 3 – Reflexões sobre as políticas sociais em “Harry Potter”
Dia 4 – Discussão sobre preconceitos, estereótipos, estigmas, relações familiares e sociais em “Harry Potter”
Dia 5 – Reflexões sobre mitologia de acordo com as teorias de Joseph Campbell e Mircea Eliade
Dia 6 – “Harry Potter” e os arquétipos junguianos
Dia 7 – “Harry Potter” e Mitologia Celta
Dia 8 – “Harry Potter” e filosofia alquímica
Dia 9 – “Harry Potter” e a religião pagã e cristã – magia e preconceito
Dia 10 – A filmografia da saga “Harry Potter” – prós e contras

Então, eu não estava publicando sobre Harry Potter, mas Harry Potter não saiu da minha mente!

Como está no título, eu acho que fiquei fora deste blog tempo demais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.