sexta-feira, 1 de março de 2013

Os Bruxos e Bruxas do Cinema






Antes que Harry Potter fosse publicado já existiam vários bruxos e bruxas famosos, tanto no cinema quanto na TV. Cada um desses bruxos e bruxas viviam em seus próprios mundos, e tinham características próprias. Vamos ver alguns:



Esta é a prova viva de que nem todas as Bruxas são todas velhas, enrugadas e feias! Elvira, A Rainha das Trevas, é um filme que conta a história de uma apresentadora de um programa de terror de baixo orçamento até que descobre que uma tia sua morrera e lhe deixara os seus bens. Mas para a sua surpresa, ela descobre que vem de uma longa linhagem de bruxas, e que precisará se defender do seu tio, um bruxo malvado extremamente perigoso que quer o livro de feitiços da família.



Glinda é a bruxa boa do filme "O Mágico de Oz", de 1939. No filme, ela dá conselhos a protagonista, Doroth. Considerada sábia, ela é também poderosa e protege os habitantes de Oz do mal. Mas no entanto, não é nem poderosa o suficiente para subjugar o mal completamente, nem para ser derrotada. A Bruxa Má do Oeste teme um embate direto com Glinda.



Também conhecida como a "Bruxa Má do Oeste", ou simplesmente de "Bruxa do Oeste", ela é a mais famosa bruxa malvada do século XX. Seus poderes, habilidades e aparência a tornaram a representação perfeita da bruxa malvada por décadas. Uma aparência que aliás, já era a mais tradicional para uma bruxa na época de lançamento do filme: velha, encarquilhada, e com um longo nariz. A característica mais conhecida da Bruxa do Oeste não é a sua aparência repugnante, mas o seu ponto fraco: a água. Elphaba morre quando Doroth lhe atira um balde água.



Ao completar 16 anos, Sabrina descobre que era uma feiticeira, e a partir daí ela começa a aprender a usar os seus poderes ao mesmo tempo em que passa pelas aventuras e desventuras da adolescência, sempre em companhia de seu gato Salém, nem sempre leal, mas sempre muito sarcástico. Sabrina tenta viver o mais normalmente possível, sem muito sucesso é claro.



Winifred, Sarah e Mary Sanderson são as bruxas malvadas mais divertidas do cinema. Seu filme, Abracadabra, de 1993, é um dos grandes sucessos da Disney. Elas certamente tentaram sugar a força vital de centenas de crianças, mas também fizeram muitas pessoas rirem.



Este é um exemplo de magia brasileira. Uma série infantil sobre três crianças que conhecem uma família de bruxos: Victor, Morgana e Nino Stradivarius. Antonino, mais conhecido como Nino, é um aprendiz de feiticeiro um tanto atrapalhado que aprende tanto quanto as crianças que o visitam. Tio Victor é um poderoso mago, conhecido por seus conselhos e também por suas broncas, seguidas ou antecipadas da frase "Raios e Trovões!". E também Morgana, a mais divertida dos três: Morgana atingira a idade de 6.000 anos de vida, e ela contava muitas histórias do que viu e viveu.

* * *

Os bruxos e bruxas do cinema já encantavam aos expectadores muito antes de nascer o Mundo Potter, em 1997. O que é fato é que o mundo nunca mais foi o mesmo. Rowling pode ter mudado de vida (ficado rica, e tudo mais...), mas pensem: o que seria de nosso mundo se não fosse por Harry Potter? O que seria dos últimos dez anos de nossas vidas se não fosse pelos personagens criados por J.K. Rowling?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.