sábado, 23 de janeiro de 2010

Varinhas — Símbolos de Poder




O item mais importante da Lista de Livros e Equipamentos escolares do Harry, sem dúvida, é a varinha. Em geral feita de Madeira, ela é usada a séculos por bruxos e bruxas do mundo inteiro para executar feitiços e encantamentos. As varinhas mágicas existem há muito tempo. Elas aparecem nas pinturas pré-históricas de cavernas e na arte dos antigos egípcios. Os mágicos da sociedade dos druidas, que surgiu na Europa pré-cristã, presidiam os rituais religiosos com varinhas feitas com a madeira do espinheiro, do teixo, do salgueiro e de outras árvores que eles consideravam sagradas.

Não tendo acesso ao conveniente Beco Diagonal para fazer suas compras, os aspirantes a mágico buscavam nos livros de feitiços as instruções sobre como projetar e fabricar uma varinha. De acordo com The Key of Solomon (A chave de Salomão), um dos livros de magia mais famosos da Idade Média, a varinha ideal deveria ser feita com madeira de aveleira e cortada da árvore com um único golpe de um machado recém-fabricado. Alguns peritos no assunto diziam que o poder da varinha podia ser aumentado se fossem usadas pontas magnetizadas, cristais, ou caso fossem inscritas palavras mágicas ou nomes sagrados na varinha. À medida que a varinha era talhada, o mágico apelava para os espíritos, demônios ou deuses adequados para dotá-la com os poderes desejados — curar os doentes, controlar as forças da natureza ou conceder ao praticante seus pedidos.


Seja como ou do que foram feitas, as varinhas mágicas foram sempre um símbolo de poder.


Fonte: KRONZEK e KRONZEK, O Manual do Bruxo - Um dicionário do mundo mágico de Harry Potter, trad. bras. Editadora Sextante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, lembre-se, NÃO DEIXE SPOILERS nos comentários. Ajude a manter o suspense daqueles que ainda não leram os livros ou viram os filmes. Os comentários com Spoilers estarão sujeito à exclusão.