Depois de um mês do filme nos cinemas, diversos sites alheios ao mundo HP já publicam as suas críticas e comentários sobre "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1", para eles deve ser fácil apontar falhas na história, na continuidade e nos detalhes dos efeitos especiais. Para esta equipe, que além fã, se julga conhecedora do Mundo HP, foi realmente difícil.

Em primeiro lugar, é claro, fica os desfecho dos personagens. Podemos ver que o filme foi claramente bem feito nesse sentido. Vemos as pistas de Rowling não sendo ignoradas, como a explicação de que a Varinha das Varinhas estava com Dumbledore por ter derrotado Grindelwald, Harry ter tido sua varinha quebrada, e claro, e mais importante, Draco ter pego as varinhas e Harry as ter tomado de sua mão. São detalhes importantes, sem eles o final ficará obscuro, como aqueles que já leram o livro bem sabem.
Outro ponto muito discutido entre nós foi a maneira como Neville agiu na cena do trem. Como vimos no quinto filme, Neville Longbotton é mais do que aparenta. Suas ações corajosas durante o sétimo são cortadas pelas falta de informação que temos de Hogwarts (não vemos Gornope e os outros na cena da floresta), então tiveram que adaptar esta cena para nos mostrar que Neville é corajoso o suficiente para desafiar um Comensal da Morte. Talvez quem veja o filme o ache um tolo (como alguns da Equipe), mas é opinião geral que os tolos são os personagens mais heroicos.

Quantos aos efeitos especiais, não podem não abrir a boca. Ou melhor, podemos, mas para ficarmos boquiabertos. Os efeitos são espetaculares, e tanto são assim que foram indicados ao Oscar.
De uma visão geral, é um excelente filme. Seu sucessor terá alguma dificuldade pois terá que re-explicar alguns conceitos que foram passados rápidos demais, e terá também que ressaltar alguns detalhes tirados do primeiro para que o final do segundo faça sentido. De qualquer maneira, esperemos até a 2° Parte pelo final, que como bem sabem os leitores, o final do livro é repleto de ação e cenas impressionantes, como a fuga do Gringotes ou a Batalha de Hogwarts.