sábado, 14 de setembro de 2013

[CONHECENDO MELHOR] Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos




Este é um dos prédios mais importantes da Grã-Bretanha. Localizado em Londres, o Hospital St. Mungus oferece socorro para todos os tipos de doenças e acidentes com ou por causa de magia. Já se viu todos os tipos de pacientes neste lugar, de vítimas de mordida de lobisomem até um pobre coitado que usava um par de sapatos que não parava de dançar e que ainda por cima mordia. De Sarapintose, uma doença extremamente contagiosa, até uma Ala especial para pacientes com dano permanente, o St. Mungus nunca recusa ajuda, apesar da recepcionista que tem fama de impaciente e parece estar sempre de mau humor. Rony já comentou de trouxas que foram mandados para este Hospital porque foram atacados por um jogo de chá enfeitiçado e acabaram com queimaduras de chá quente e um deles com as pinças de açúcar no nariz.

O Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos (ou no original, St Mungo's Hospital for Magical Maladies and Injuries) foi fundado pelo famoso curandeiro Mungo Bonham por volta de 1600 e ele é aberto, de forma aparentemente gratuita, para toda população bruxa da Grã Bretanha que apresenta qualquer tipo de problemas de saúde.

Muito diferente do Ministério da Magia que se situa completamente no subsolo, este prédio se situa na superfície. Os quartos dos pacientes precisam possuir ar fresco e luz do sol direta para manter ambientes arejados e saudáveis. Mas como manter uma construção tão grande, bem no meio de Londres, escondida dos trouxas... quero dizer, da comunidade não-mágica?


TROUXAS NUNCA DESCONFIAM DO ÓBVIO

Aproveitando o imenso prédio de uma velha loja de departamentos chamada Purga e Sonda Ltda. Externamente, se alguém olhar por uma janela verá apenas um prédio colocado em reforma, cujas obras nunca acontecem. A própria entrada do Hospital fica em uma vitrine no nível de rua uma movimentada onde, através do vidro, pode se ver um manequim descascado.

(...) O lugar tinha um aspecto malcuidado, miserável, as vitrines exibiam meia dúzia de manequins lascados com as perucas tortas, dispostos aleatoriamente, vestindo roupas de pelo menos dez anos atrás. Grandes letreiros em todas as portas empoeiradas avisavam: “Fechado para Reforma”. Harry ouviu uma mulher corpulenta carregada de sacas plásticas comentar com a amiga ao passar: "Esse lugar não abre nunca...". ROWLING, J.K., "Harry Potter e a Ordem da Fênix", Capítulo 22.

Se parar para pensar, quantos prédios assim você já viu por aí, em qualquer cidade, grandes ou pequenas? Será que todos esses prédios que parecem abandonados não são lugares mágicos disfarçados? Quem dera! Mas voltando ao tema do artigo, agora nós vamos entrar no Hospital.

Ah, espera, tem outra coisa. Antes de entrarmos, nós temos que saber um ponto muito importante: existem médicos entre os bruxos de Rowling? Apesar de Harry, durante a Copa Mundial, ter identificado os profissionais de saúde como medi-bruxos, a verdade era que ele não sabia que o título no mundo bruxo era outro, o de "Curandeiro". Não se sabe se há uma faculdade ou curso específico para curandeiros, mas por séculos os conhecimentos de cura eram passados entre as famílias bruxas, assim como receitas culinárias ou fórmulas de feitiços.

Apesar de usar o título de Enfermeira, a Madame Papoula Pomfrey, responsável pela Ala Hospitalar da Escola de Hogwarts, também é uma curandeira. A posição de curandeiro tem muito prestígio na comunidade bruxa, um bom exemplo é a famosa e respeitada Dilys Derwent, uma curandeira do St. Mungus entre 1722 a 1741 (19 anos), e depois se tornou Diretora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts de 1741 a 1768 (27 anos).

Ao passar pela vitrine empoeirada, que por sinal é um portal muito bem disfarçado, chega-se a uma ampla e barulhenta sala da recepção, para onde passam todos os visitantes e pacientes. Aparentemente, é a única maneira de entrar ou sair. Além de uma recepcionista de plantão, há um cartaz que mostra a função e especialidade de cada andar.




ACIDENTES COM ARTEFATOS                                              Térreo
Explosão de caldeirão, retroversão de feitiço,
acidentes com vassouras etc.

FERIMENTOS CAUSADOS POR BICHOS                           1º. andar
Mordidas, picadas, queimaduras,
espinhas encravadas etc.

VÍRUS MÁGICOS                                                                 2º. andar
Doenças contagiosas, tais como varíola dragonina,
doenças evanescentes, escrofúngulos etc.

ENVENENAMENTO POR PLANTAS E POÇÕES              3º. andar
Urticárias, regurgitação,
acessos contínuos de riso, etc.

DANOS CAUSADOS POR FEITIÇOS                                   4°. andar
Azarações e feitiços irreversíveis,
feitiços malfeitos etc.

SALÃO DE CHÁ DOS VISITANTES/LOJA DO HOSPITAL  5° andar


SE NÃO TIVER CERTEZA AONDE SE DIRIGIR,
NÃO CONSEGUIR FALAR NORMALMENTE
OU NÃO SE LEMBRAR DE QUEM É,
A NOSSA BRUXA-RECEPCIONISTA TERÁ PRAZER EM ORIENTÁ-LO.



Vale lembrar que os alunos de Hogwarts só vem ao St. Mungus quando o problema é muito grave e Madame Pomfrey, a curandeira da Ala Hospitalar da escola, não consegue resolver. Durante o tempo que Harry Potter estudou em Hogwarts, os casos de alunos enviados ao St.Mungus foram muito raros.