quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - Sumário



Comentário e Crítica PotterExpres

*     *     *

Capítulo 01 – O Correio-Coruja



SIGA PARA O PRÓXIMO VOLUME CLICANDO AQUI HP4




Projeto Leitura HP


O terceiro volume da Série Harry Potter, o livro "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" começou um pouco engraçado e muito perturbador. Há um assassino a solta a procura do Harry. É claro, já existe o Voldemort, mas por alguma razão, nesse caso, parece bem pior. Sirius Black é mais do que um Lorde, um grande feiticeiro das Trevas, que deseja o poder e, também, quer matar o Harry. Sirius parece focado e obcecado com Harry. No todo, é um dos meus livros preferidos. E mesmo que todos já saibam e conheçam, mas abaixo está um pouco sobre a Autora.





E por simples padrão, abaixo estão:

* Capas
* A Autora
* Sinopse

E seguindo essa mesma linha, vamos começar assim com a publicação das capas deste livro (em quatro tipos: brasileira, britânica, adulta, e M. S. Corley.






*   *   *


— A AUTORA —


Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling, (Yate, 31 de julho de1965) é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.

Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Desde então, Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.

Seus livros, traduzidos para sessenta e quatro línguas, venderam mais de 325 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos Um Bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em Fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária escrevendo livros. Já em 2006, ela foi nomeada pela mesma revista como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora da televisão norte-americana Oprah Winfrey.

*   *   *

A sinopse, como de costume, virá junto com o capítulo 1 de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban".





segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Harry Potter e a Câmara Secreta - algumas considerações


Considerando apenas esses últimos capítulos, uma vez que não apenas finalizam o livro mas também dão prosseguimento aos mistérios, nós temos muitas pistas que NINGUÉM viu na época, J.K.Rowling realmente escreveu muito bem. Vamos lá!

Harry discute com Riddle sobre como Harry sobreviveu, e Riddle afirma que foi por "um feitiço antigo". Voldemort, parece igual ao que saiu do Caldeirão, daqui à dois volumes, arrogante dos conhecimentos que possui, mas incapaz de compreender certos saberes [como Dumbledore irá afirmar, vários volumes depois].




Outro ponto a se salientar é a conversa entre Harry e Dumbledore, onde podemos ver claramente a afirmação futura de Aberforth sobre o irmão:

"– Eu conhecia meu irmão, Potter. Ele aprendeu a guardar segredos no colo de nossa mãe. Segredos e mentiras, foi assim que fomos criados, e Alvo... tinha um pendor natural".

Há muito na frase acima. Mas o principal para nós, neste volume atual, é sobre como Dumbledore, escolhendo o  Bem Maior, decidiu contar uma parte de suas suspeitas, mas não todas elas. Harry sabe então que Voldemort transferiu parte de seus poderes para ele, mas não sabe [é claro, quem imaginaria?], que na verdade esses poderes se referem a uma parte da alma do próprio Voldemort. Dumbledore sempre suspeitou dos limites aos quais Tom Riddle poderia ter tido coragem de tentar ultrapassar.

Para mim pelo menos, depois do capítulo "A História do Príncipe", no sétimo volume, Dumbledore se tornou mais que apenas um poderoso mago, mas o grande articulador e protetor do Harry, mesmo em aspectos que o garoto não suspeitava [como o Feitiço sobre a Casa dos Dursley].

No final das contas, vemos um Harry corajoso e vitorioso sair da Câmara Secreta, acompanhado de Gina Weasley. Mas esse Harry agora [para os meus olhos] é um cavaleiro de espada em punho que derrotara um monstro muito maior e mais poderoso que ele próprio. Nós podemos até ver um pouco de Rei Arthur nesse Harry, pois se ele não tirou nenhuma espada Excalibur da Pedra, Harry foi corajoso e destemido a ponto de tirar a espada de Gryffindor do Chapéu.

O garoto cresce, e aos poucos, vai deixando de ser criança.