sábado, 18 de dezembro de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte - 1° Parte - Comentários e Críticas




Depois de um mês do filme nos cinemas, diversos sites alheios ao mundo HP já publicam as suas críticas e comentários sobre "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1", para eles deve ser fácil apontar falhas na história, na continuidade e nos detalhes dos efeitos especiais. Para esta equipe, que além fã, se julga conhecedora do Mundo HP, foi realmente difícil.

Três horas de uma árdua reunião para tão poucas linhas talvez seja uma vergonha, nós nos consideramos satisfeitos. Não vamos aqui relatar as diferenças entre o livro e o filme, qualquer leitor sabe, e qualquer leigo poderá ler nos diversos sites de HP. A Equipe Potter Express se focou nas dificuldades futuras no segundo, em 2011.

Em primeiro lugar, é claro, fica os desfecho dos personagens. Podemos ver que o filme foi claramente bem feito nesse sentido. Vemos as pistas de Rowling não sendo ignoradas, como a explicação de que a Varinha das Varinhas estava com Dumbledore por ter derrotado Grindelwald, Harry ter tido sua varinha quebrada, e claro, e mais importante, Draco ter pego as varinhas e Harry as ter tomado de sua mão. São detalhes importantes, sem eles o final ficará obscuro, como aqueles que já leram o livro bem sabem.

Outro ponto muito discutido entre nós foi a maneira como Neville agiu na cena do trem. Como vimos no quinto filme, Neville Longbotton é mais do que aparenta. Suas ações corajosas durante o sétimo são cortadas pelas falta de informação que temos de Hogwarts (não vemos Gornope e os outros na cena da floresta), então tiveram que adaptar esta cena para nos mostrar que Neville é corajoso o suficiente para desafiar um Comensal da Morte. Talvez quem veja o filme o ache um tolo (como alguns da Equipe), mas é opinião geral que os tolos são os personagens mais heroicos.

Ressaltamos enfim, a relação entre Voldemort e sua busca. Ao contrário do que se esperaria. Harry reflete menos sobre os objetivos de Voldemort depois que a varinha de Lúcio é destruída. Apesar dos comentários serem explicativos, mas esparsos, e fica a dúvida no ar sobre o que realmente Voldemort quer. É claro que está está no livro, mas nós sabemos algo: Harry sabe que Voldemort busca uma maneira de superar a ligação das varinhas deles, o que é pouquíssimo discutido no filme. Dá a entender que Voldemort está numa busca sem objetivo definido.

Quantos aos efeitos especiais, não podem não abrir a boca. Ou melhor, podemos, mas para ficarmos boquiabertos. Os efeitos são espetaculares, e tanto são assim que foram indicados ao Oscar.

De uma visão geral, é um excelente filme. Seu sucessor terá alguma dificuldade pois terá que re-explicar alguns conceitos que foram passados rápidos demais, e terá também que ressaltar alguns detalhes tirados do primeiro para que o final do segundo faça sentido. De qualquer maneira, esperemos até a 2° Parte pelo final, que como bem sabem os leitores, o final do livro é repleto de ação e cenas impressionantes, como a fuga do Gringotes ou a Batalha de Hogwarts.